Vela contra mosquitos da dengue
Benefícios
Prevenção contra picada de mosquitos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A saúde pública brasileira passa por uma grave crise causada por doenças reemergentes. Atualmente uma das principais é a dengue, que possui um alto grau de disseminação devido ao sucesso adaptativo do mosquito Aedes aegypti às cidades. Além disso, este vetor também é capaz de transmitir outras doenças de igual importância social, como Zika, chikungunya e febre amarela. Devido à inexistência de uma vacina eficaz, uma das formas de controle é através da aplicação de inseticidas químicos e biológicos nos focos de proliferação do inseto. Entretanto, a proliferação de linhagens resistentes aos inseticidas utilizados e efeitos adversos desses contra organismos não alvos tem incentivado a procura por novos inseticidas e o desenvolvimento de medidas de proteção pessoal como pastilhas, aerossóis e loções repelentes, a fim de evitar o contato do vetor com a população.
Com o intuito de promover proteção pessoal contra o mosquito Aedes aegypti, desenvolveu-se a presente invenção, com a produção de velas enriquecidas com ácidos graxos com atividade de repelência em aproximadamente 50% contra mosquitos, principalmente os Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, chikungunya e da febre amarela. Cujas vantagens sobre as loções de uso tópico e as velas de atuação ambiente utilizadas, presentemente, são a baixa ou inexistente irritabilidade cutânea a humanos, persistente atividade repelente ao longo do tempo, biodegradabilidade e o baixo custo de desenvolvimento dos produtos.
A produção desse material é realizada com a estearina adicionada a uma base de parafina em forma líquida (ambas obtidas por aquecimento 60-80 °C) com adição de pavio e resfriamento para solidificação, á mistura podem ser adicionados corantes comumente utilizados na fabricação de velas coloridas, ou seja, passa por um processo de fabricação semelhante às velas ordinárias.
Pessoas Inventoras
Ana de Fátima Fontenele Urano Carvalho (UFC)
Thiago Silva de Almeida
Daniel Maciel Marques
Felipe de Castro Teixeira
Departamento de Biologia
Contato do Departamento:
Fone: (85) 3366-9810 / 3366-9806
E-mail: biologia@ufc.br
Contato Dept. Biologia (link para outro site)