Uso Da Faseolamina (phaseolus Vulgaris L) Em Produtos De Panificação
Benefícios
Efeito hipoglicemiante
Prevenção de enfermidades
Promoção da redução de peso
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A prevalência da obesidade tem aumentado progressivamente e seu tratamento é imprescindível, pois ela está associada ao aparecimento de diversas doenças crônicas, principalmente a diabetes melitus tipo 2. Embora seja uma enfermidade metabólica antiga e amplamente conhecida por parte da população mundial, as opções de tratamento com fármacos são limitadas e apresentam diversos efeitos colaterais. Desta forma, a busca por produtos naturais que atendam às necessidades dos consumidores portadores de doenças crônicas tem sido interesse dos grupos de pesquisa e da indústria.
Os alimentos funcionais consistem em uma categoria alimentar que vai além da questão nutricional básica, mas, dos alimentos que promovem a prevenção de enfermidades. Dentro deste grupo, podem ser citados os fitoterápicos, que são amplamente utilizados para a redução de peso e da hiperglicemia, no aumento de ômega-3 e de outros componentes específicos.
O feijão é um dos mais importantes componentes da dieta alimentar dos brasileiros e é matéria-prima para a obtenção de inibidores de alfa-amilase, denominado de faseolamina. Este componente consiste em uma fonte importante de energia e proteína.
Os inibidores da enzima alfa-amilase (faseolamina), extraídos do feijão, com efeitos na inibição da digestão e absorção do amido, têm sido aplicados como complementadores da dieta para perdas de peso e efeito hipoglicemiante, em pacientes portadores de diabetes melitus não-insulino dependentes e pré-diabéticos.
Dado uma análise do ambiente de estudo, a invenção proposta refere-se ao uso da faseolamina e/ou farinha de feijão branco em formulações de produtos de panificação, a saber: pães de quaisquer tipos e formatos, bolos recheados ou não, tortas, macarrão de quaisquer tipo e formato, massa para pizza, massa para lasanha de quaisquer tipos e formatos e biscoitos doces ou salgados de qualquer tipo e formato.
A inclusão da faseolamina e/ou farinha de feijão branco como único ingrediente de potencial funcional em produtos de panificação ainda não foi explorada, sobretudo, com o objetivo de promover a redução do índice glicêmico dos produtos.
Portanto, a presente invenção visa utilizar a faseolamina e/ou a farinha de feijão branco para a modificação nutricional do produto quando ingerido pelo consumidor.
Pessoas Inventoras
Rafael Audino Zambelli
Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)