Sistema De Colheita De Frutos, Sementes E Amêndoas Em Árvores De Pequeno E Médio Porte Em Pomares Adensados Ou Não
Benefícios
Redução dos custos de produção
Aumento da eficiência da colheita
Melhora na qualidade do produto final
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
O presente pedido de patente de invenção refere-se a um Sistema de colheita de frutos (exemplo: acerola), sementes e amêndoas. O Sistema de colheita foi desenvolvido para o setor agrícola, para colheita de frutos, podendo ser utilizada também para a colheita de sementes e amêndoas, em pomares com árvores de pequeno e médio portes, adensadas ou não, e em terrenos planos ou com declividades.
A colheita é uma das operações mais importantes no processo de produção das culturas, seja elas anuais ou perenes, como acerola, pois além de interferir diretamente na qualidade final do produto, também influencia nos custos de produção. A colheita pode ser realizada de forma manual, semimecanizada e mecanizada.
O Brasil é o maior produtor mundial de acerola, sendo que na região Nordeste, a área plantada é superior a 2.000 hectares. Na quase totalidade dos pomares instalados no Nordeste do Brasil observa-se uma mescla bastante acentuada de tipos e formas de aceroleiras, sendo comum encontrarem-se, no mesmo pomar, plantas com hábitos de crescimento distinto, assim como frutos de formatos, coloração e tamanhos diferentes.
Quanto à colheita manual de frutos (acerola), sementes e amêndoas pode-se dizer que trata-se de um processo mais seletivo, que proporciona maior qualidade, menores danos às plantas e baixo investimento inicial, porém, possui alto custo operacional e logística complicada, ampliando a necessidade de investimentos em mecanização.
O incentivo a novas tecnologias no campo tem sido a opção para que muitos produtores viabilizem a produção de algumas culturas. Além da escassez de mão de obra, as operações manuais representam o maior custo de produção no setor agrícola, muitas vezes inviabilizando o negócio.
Portanto, esta inovação traz um sistema de colheita de frutos (exemplo: acerola), sementes e amêndoas sendo composta por um conjunto de colheita (duas plataformas, dois derriçadores manuais) um soprador e com uma esteira acoplada para realizar a limpeza e classificação dos produtos, agilizando o processo de colheita e reduzindo os custos de produção.
Pessoas Inventoras
Daniel Albiero
Jose Vieira Diniz
Orlando De Moraes Possuelo
Francisco De Assis Xavier Soares
Willian Clayton De Brito Magalhaes
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9754
E-mail: dena@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)