Área do cabeçalho

Novos polióis análogos do trimetilolpropano e do neopentilglicol para utilização na síntese de lubrificantes

Fonte: wikimedia

Benefícios

Baixa toxicidade

Moléculas com baixo impacto ambiental

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção descreve a síntese de álcoois polihidroxilados análogos do trimetilolpropano e do neopentilglicol e a produção de poliésteres com propriedades lubrificantes, para aplicações nas áreas industrial, automotiva, alimentícia e farmacêutica, dada a não toxicidade dos produtos relatados.  

Lubrificantes são insumos extremamente necessários em processos industriais e automotivos, uma vez que estes minimizam o atrito entre superfícies e com isso, aumentam a vida útil destes equipamentos. Porém, devido à baixa biodegradabilidade e toxicidade associada aos lubrificantes convencionais de origem mineral enseja a busca por produtos alternativos, que possuam performance similar ou melhor, e que sejam ambientalmente menos agressivos, tanto em seu uso quanto em seu processo de produção.  

Óleos de origem vegetal e/ou animal possuem interessantes propriedades lubrificantes como alto índice de viscosidade, baixa taxa de evaporação, alta lubricidade e boa aderência em superfícies metálicas, aliada à alta biodegradabilidade e não toxicidade. Contudo, a aplicação de óleos de origem vegetal e/ou animal em sua forma in natura como agentes lubrificantes é limitada devido à sua baixa estabilidade térmica e oxidativa.  

Contudo, as limitações encontradas na utilização de óleos de origem vegetal e/ou animal podem ser resolvidas através de modificações químicas apropriadas. A utilização de alguns poliálcoois, identificados no presente estudo, como exemplo o neopentilglicol, para a síntese de poliésteres pela esterificação e/ou transesterificação de óleos de origem vegetal e/ou animal são reportados como reconhecidos melhoradores da estabilidade térmica e oxidativa destes óleos e permitem a sua utilização como óleos básicos de preparações lubrificantes.  

Para a síntese dos poliésteres relatados na presente invenção, o óleo de moringa foi utilizado. O óleo possui alto conteúdo de ácido oleico, com teor de mais de 60% em relação à massa total do óleo. As propriedades lubrificantes do óleo de moringa in natura são bastante conhecidas, e sua utilização como fluido de máquinas é comparável a lubrificantes minerais comerciais, além de testes tribológicos reportados na literatura mostrarem sua capacidade de redução de desgaste de peças metálicas.  

Diante do exposto, a presente invenção descreve a síntese de novos poliálcoois e sua aplicação na síntese de novos poliésteres com potencial para aplicação como óleos básicos lubrificantes utilizando o óleo de moringa como matéria prima. As sínteses dos poliálcoois constituem em inovação tecnológica por apresentar novas opções de poliálcoois para este fim, em adição aos já existentes.  

Pessoas Inventoras

Nágila Maria Pontes Silva Ricardo

Tathilene Bezerra Mota Gomes

Francisco Eduardo Arruda Rodrigues

Denise Ramos Moreira

Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9977/9978

E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem