Área do cabeçalho

Nanoemulsão À Base De Hesperitina Encapsulada Em Óleo De Mamona Para Uso Tópico Em Formulações Cosméticas

Fonte: flickr

Benefícios

Potencial antioxidante

Excelente estabilizador

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção trata-se da composição de nanoemulsões à base de óleo de mamona (Ricinus communis), hesperitina e copolímero Pluronic® F127, para uso tópico na forma de spray como formulações de cosméticos. Os sistemas nanoestruturados propostos têm potencial antioxidante com ação sinérgica após a mistura dos compostos.  

As emulsões são dispersões coloidais em geral de um líquido em outro líquido imiscível estabilizado por meio tensoativo e/ou partículas sólidas. As emulsões têm uma ampla variedade de aplicações industriais, tais como aqueles em energia, cosméticos, produtos farmacêuticos, e na agricultura.  

O Pluronic® F127 é um copolímero tribloco comercial de óxido de etileno e óxido de propileno. Estes copolímeros podem ser empregados como emulsificantes, solubilizantes e estabilizantes.  

A mamona, sendo uma cultura industrial que tem como principal objetivo o óleo. Seu principal componente é o ácido ricinoleico. O principal produto da mamona é o seu óleo, que possui rendimento de 50% nas sementes e de propriedades químicas e físicas distintas de outros óleos vegetais encontrados na natureza.  

A hesperidina é um glicosídeo de flavanona que compreende a flavanona hesperitina e o dissacarídeo rutinose. A atividade potencial e as características quirais da Hesperidina (HS) e da Hesperitina (HST) proporcionam uma nova promoção de pesquisa nos compostos anti-líticos puros de recursos naturais.  

Muitos estudos recentes, in vivo e in vitro, estabeleceram que flavonoides são poderosos antioxidantes eficazes contra uma ampla gama de doenças mediadas por radicais livres e outras doenças, incluindo vários tipos de câncer, tumores, diabetes mellitus, aterosclerose isquemia, degeneração neuronal, doenças cardiovasculares e AIDS.  

Portanto, conhecendo as propriedades apresentadas, a presente invenção vem contribuir com a inovação que caracteriza ao desenvolver uma nanoemulsão visando formulações cosméticas tais como: sprays, cremes, géis, etc., para aplicação tópica com potencial antioxidante, contendo Pluronic® F127, óleo de mamona (Ricinus communis) e hesperitina. Estas matérias-primas até o momento não haviam sido associadas, em um produto nanotecnológico, sendo assim, a presente invenção é inédita.  

Pessoas Inventoras

Louhana Moreira Rebouças

Nágila Maria Pontes Silva Ricardo

Emília Maria Alves Santos

Caroline De Goes Sampaio

Maria Do Socorro Pinheiro Da Silva

Keline Lima Pereira

Breno Araújo Barbosa

Leonardo Rodrigues Carneiro

Departamento de Química Orgânica e Inorgânica – UFC

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9367

E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem