Área do cabeçalho

Materiais cerâmicos para obtenção de compósitos com estabilidade térmica

Fonte: hippopx

Benefícios

Estabilidade térmica

Melhor transmissão de sinais

Propriedades elétricas e dielétricas constantes com a variação da temperatura

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

Está patente descreve a invenção de novos materiais cerâmicos que possuem coeficientes de temperatura de frequência ressonante em uma faixa adequada com o objetivo de obter compósitos com estabilidade térmica que poderão ser usados para a fabricação de dispositivos eletroeletrônicos, bem como outros dispositivos que atuem em circuitos de micro-ondas tais como antenas ressoadoras dielétricas (DRA).  

Os compostos escolhidos no estudo apresentam estabilidades térmica e possuem boa frequência ressonante. O que demonstra que os materiais aqui descritos podem atuar em circuito de micro-ondas e são estáveis a variação de temperatura, isto indica que suas propriedades elétricas e dielétricas serão constantes com a variação da temperatura.  

As cerâmicas podem ser usadas em diferentes dispositivos, tais como ressoador dielétrico para transmissão em alta frequência. Esses dispositivos são utilizados como antena para melhorar a transmissão de sinais, o que tornaria os materiais cerâmicos candidatos interessantes para possíveis aplicações em comunicação sem fio de quinta geração para redes de celulares digitais (5G). Os materiais dielétricos são relevantes para o desenvolvimento de setores da informação e tecnologia como, por exemplo, sistemas de rede sem fio, internet, telecomunicações, dentre outras tecnologias que dependem desse tipo de materiais. Algumas cerâmicas ou compósitos são utilizados como dispositivos que operam na região de micro-ondas, pois estes dispositivos são muito utilizados no setor de telecomunicações. Setor este que tem se desenvolvido em função das melhorias na fabricação de circuitos digitais de micro-ondas em que muitas delas são utilizadas como DRA. Uma DRA, geralmente, consiste de um cilindro cerâmico, que apresenta alta permissividade e baixo fator de dissipação, sendo usados principalmente em dispositivos de comunicação sem fio.  

Nesta invenção compósitos cerâmicos obtidos pela mistura de BaMoO4 com adições de BiCu3Ti3FeO12 em proporções especificadas no estudo foram fabricados pelo método de reação e sinterização. Suas propriedades dielétricas foram investigadas por técnicas adequadas, e sua estabilidade térmica foram analisadas adequadamente, ambas estando na região de micro-ondas. Além disso, esses compósitos apresentaram permissividade relativa e perdas dielétricas em que suas frequências de operação estão na faixa de 8,36 a 8,15 GHz. O que confere a estes compósitos propriedades dielétricas e estabilidade térmica adequadas para serem empregados em componentes que operem na região de micro-ondas.  

Pessoas Inventoras

Antônio Sérgio Bezerra Sombra

Francisco Alekson Chaves Nobrega

Daniel Barros de Freitas

Wellington Viana de Sousa Reis

João Paulo Costa do Nascimento

Marcelo Antonio Santos da Silva

Tallison Oliveira Abreu

Felipe Felix do Carmo

Departamento de Física

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9903/9483

E-mail: secretaria@fisica.ufc.br

Contato Física (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem