Estruturados de frutas tropicais adicionados de extratos de resíduos agroindustriais de frutas tropicais
Benefícios
Elevadas atividades anti-inflamatória e anti-oxidante
Excelência na qualidade sensorial
Elevado teor de compostos bioativos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente pertinente.
A indústria de alimentos busca inovações que possam favorecer o aproveitamento e o aumento do nicho de mercado para alimentos relativamente conhecidos, como é o caso das polpas de frutas. Além disso, tenta a todo o momento, desenvolver métodos que possam conservar alimentos por um período de tempo maior, mantendo da melhor maneira suas características sensoriais e nutricionais. E para isso, é necessário o emprego de tecnologias adequadas. Uma dessas alternativas tecnológicas é a estruturação de frutas.
A estruturação de polpa de frutas com agentes gelificantes é uma técnica de processamento inovadora na área de alimentos com resultados promissores, sendo uma alternativa para a redução do desperdício de frutas, proporcionando o aumento da vida útil desses alimentos e mantendo sua qualidade sensorial, nutricional e microbiológica por um período de tempo maior.
Tendo em vista a necessidade da redução do desperdício de alimentos e a atual demanda por produtos alimentares que permitam uma maior praticidade no consumo e que sejam saudáveis, preservando as características nutricionais e funcionais dos alimentos in natura, o desenvolvimento de frutas estruturadas encaixa-se perfeitamente nessas demandas, sendo uma alternativa saudável a alimentos de alta caloria.
Neste contexto, esta invenção desenvolveu frutas estruturadas a partir de polpa de frutas tropicais e goma gelana e/ou outro polissacarídeo adicionadas de extrato bioativo de subprodutos agroindustriais de frutas tropicais.
O desenvolvimento desse produto apresenta-se como uma necessidade comercial, tendo em vista à demanda dos consumidores no que diz respeito a alimentos diferenciados, que apresentam benefícios para a saúde, excelência na qualidade sensorial, prático e prontamente disponível. Aliado a isso, a utilização de resíduos provenientes de indústrias processadoras de frutas pode ser de extrema importância industrial, tendo em vista que esses produtos podem apresentar elevados teores de compostos bioativos, relacionados a benefícios à saúde e que podem atuar como conservantes naturais em alimentos.
Pessoas Inventoras
Larissa Morais Ribeiro da Silva
Francisco Ernani Alves Magalhães
Evania Altina Teixeira de Figueiredo
Giovana Matias do Prado
Paulo Henrique Machado de Sousa
Raimundo Wilane de Figueiredo
Ana Cristina Silva de Lima
Raimundo Rafael de Almeida
Nagila Maria Pontes Silva Ricardo
Jorgiane da Silva Severino Lima
Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato DEAL (link para outro site)