Embalagem Bioativa Para Pães Com Revestimento Comestível À Base De Amido Modificado E Tomate Em Pó
Benefícios
Antioxidante
Crioprotetor
Otimiza a fermentação
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
Esta patente se refere a um sistema inovador de embalagem ativa que utiliza um revestimento comestível à base de amido modificado com ácido ascórbico e adicionado de tomate em pó para aplicação em massas de pães, sejam elas congeladas ou não.
O revestimento ajuda a minimizar os problemas causados pelo congelamento, além de contribuir para a preservação da textura e do valor nutricional, minimizando as trocas gasosas superficiais e a perda ou ganho demasiado de água. O tomate em pó age como crioprotetor na prevenção da perda de água ligada da massa e na estabilização da forma original durante o período de estocagem sob congelamento, além de contribuir para otimizar o processo de fermentação da massa.
A embalagem é feita em três etapas, incluindo a modificação do amido de milho com ácido ascórbico, o preparo do revestimento e a aplicação nas massas de pães. O revestimento é aplicado por imersão completa e depois de secar as massas são submetidas ao processo de fermentação e posterior forneamento.
Pessoas Inventoras
Rafael Audino Zambelli
Maria Do Socorro Rocha Bastos
Andrêssa Maria Medeiros Theóphilo Galvão
Antônio Willian De Oliveira Araujo
CCA – Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)