Área do cabeçalho

Desenvolvimento De Resinas De Benzoxazinas Renováveis Para Aplicações Industriais

Fonte: Wikimedia

Benefícios

Fonte renovável e redução de impacto ambiental

Alta resistência térmica e termomecânica

Versatilidade em aplicações variadas

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A invenção consiste na preparação de resinas de benzoxazinas renováveis a partir do líquido da casca da castanha de caju e do catecol, que podem ser aplicadas em diversos setores industriais.  

As benzoxazinas são resinas termofixas de alto desempenho que possuem propriedades peculiares, como alta resistência térmica e termomecânica, além de baixa expansão térmica, baixa absorção de umidade e boa resistência química. A utilização do líquido da casca da castanha de caju como matéria-prima é uma alternativa renovável ao bisfenol A, um composto fenólico utilizado em resinas de benzoxazinas convencionais e que apresenta preocupações ambientais e de saúde humana.  

As resinas de benzoxazinas renováveis podem ser utilizadas como matrizes poliméricas para compósitos, adesivos e recobrimentos para metais, ligas metálicas, madeiras, plásticos, cerâmicas e vidro. A preparação das resinas pode ser feita de forma separada ou misturando o líquido da casca da castanha de caju com o catecol, em diferentes proporções.  

A síntese das benzoxazinas pode ser realizada por aquecimento tradicional ou por irradiação de micro-ondas, com ou sem a utilização de solventes. Aditivos funcionais podem ser adicionados para alterar as propriedades mecânicas, térmicas, elétricas, químicas, ópticas e/ou reológicas das resinas curadas ou não.  

A versatilidade de aplicações e a fonte renovável das resinas de benzoxazinas renováveis tornam-nas uma alternativa interessante para a indústria.  

Pessoas Inventoras

Diego Lomonaco Vasconcelos Oliveira

Selma Elaine Mazzetto

Lloyd Ryan Viana Kotzebue

Jéssica Ribeiro Oliveira

CC – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9977/9978

E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem