Protótipo De Medidor De Tempo De Irradiação Solar Usando Plataforma Computacional Embarcada
Benefícios
Baixo custo
Fácil adaptação
Alta taxa de acerto
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A presente patente descreve um medidor de tempo de irradiação solar que utiliza plataforma computacional embarcada programada com um software desenvolvido pelos inventores. O dispositivo faz a leitura de seis LDRs dispostos em círculo que têm seus valores tratados e armazenados a cada dois minutos em um cartão de memória através de um módulo leitor/gravador periférico.
Os valores de tempo de irradiação são armazenados juntamente com os intervalos de tempo nos quais as coletas foram realizadas, possível devido à presença de um relógio de tempo real periférico. O medidor apresentou um baixo custo final, com grande facilidade para adaptação e com taxa média de acerto de 70,48%, sob uma pluralidade de situações testadas.
A utilização de plataforma computacional embarcada, como ferramenta de controle lógico, possibilita uma certa versatilidade ao programar e integrar sensores e periféricos, além de prover portas de comunicação serial, analógicas e digitais o que facilitam ainda mais o arranjo físico.
O dispositivo tem grande potencial para ser utilizado como um sensor stand-alone por qualquer indivíduo com noção em programação em uma plataforma computacional embarcada. O dispositivo pode ser utilizado como uma medição preliminar, indicando a viabilidade técnica de aproveitamento de energia solar em uma determinada região.
Pessoas Inventoras
Paulo Alexandre Costa Rocha
Jonathan Barroso De Araujo
Caio Crisóstomo Pereira
Maria Eugênia Vieira Da Silva
CT – Departamento de Engenharia Mecânica
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9633/9635
E-mail: elcio@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)