Massas alimentícias adicionadas de faseolamina e linhaça para enriquecimento nutricional e redução do índice glicêmico
Benefícios
Redução do índice glicêmico
Elevado valor energético
Redução do colesterol total e LDL
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
Refere-se o presente invento ao desenvolvimento de massas alimentícias (macarrão e massa para lasanha de quaisquer tipos e formatos) adicionados de faseolamina, farinha de feijão de qualquer espécie e Linhaça, com o objetivo de melhoria da qualidade nutricional e redução do índice glicêmico.
A linhaça é uma cultura valorizada e importante produto agrícola dentro da indústria alimentícia. Esta matéria-prima vem emergindo como um importante ingrediente ou alimento funcional devido à presença de ácido linolênico (57%), ligninas e fibras. Dentre os seus compostos ativos, as lignanas podem prevenir e controlar tumores como os de mama e pulmão. Além dos estudos com as fibras, tem-se demonstrado que o seu consumo pode reduzir o colesterol total e o LDL, bem como as agregações plaquetárias.
O feijão é uma leguminosa de grande importância na alimentação humana, sendo consumido muitas vezes no lugar de carnes devido ao seu valor protéico. É matéria-prima para a obtenção de uma importante proteína responsável pela inibição de enzimas que degradam o amido, como a alfa-amilase, denominada de faseolamina. Esses inibidores de alfa-amilase, extraídos do feijão apresentam efeitos na digestão e absorção do amido e vêm sendo utilizados como fitoterápicos para redução de peso, bem como na dieta de pacientes portadores de diabetes mellitus não-insulino dependentes, com o objetivo de evitar o aumento do índice glicêmico no sangue. A inclusão desta proteína na alimentação é de grande relevância na saúde destes indivíduos, tendo em vista melhorias nos índices de saúde.
Desta forma, a presente inovação refere-se a formulações inovadoras de macarrão à base de farinha de trigo adicionado de faseolamina, linhaça e/ou farinha de feijão de qualquer espécie. Com o desenvolvimento deste produto, foi possível obter produtos com elevado teor de fibras e de reduzido índice glicêmico a partir da inclusão destas matérias primas não convencionais.
Pessoas Inventoras
Rafael Audino Zambelli
Cícera Alyne Lemos Mello
Departamento de Engenharia de Alimentos (DEAL)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9750/9751
E-mail: deal@ufc.br
Contato DEAL (link para outro site)