Área do cabeçalho

Um Novo Compósito De Niobato De Itrio (ynbo4) E Titanato De Cálcio (catio3) Com Coeficiente De Temperatura Da Frequencia Ressonante (tf) Primo De Zero Na Região De Micro-ondas Para Aplicação Em Micro-ondas

Fonte: Pixabay

Benefícios

Alta estabilidade térmica

Baixa perda dielétrica

Aplicação em componentes eletrônicos

       Status: Deferida.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

Essa patente se refere ao desenvolvimento de um novo material cerâmico compósito para melhorar a eficiência de dispositivos que operam na região de micro-ondas. O compósito é formado por duas cerâmicas: o niobato de ítrio (YNbO4) e o titanato de cálcio (CaTiO3). Essas cerâmicas foram misturadas em proporções específicas e estudadas na região de micro-ondas para avaliar suas propriedades dielétricas. A adição de CaTiO3 conferiu ao compósito uma estabilidade térmica e características interessantes, como um baixo coeficiente de perda dielétrica e um coeficiente de temperatura da frequência ressonante (tf) próximo de zero. Isso indica que o compósito pode ser usado em circuitos componentes que operem na região de micro-ondas, antenas ressoadoras dielétricas (DRA) e outros componentes eletrônicos de grande importância utilizados em microeletrônica.  

O compósito foi fabricado com a adição de titanato de cálcio em massa de YNbO4. Após o processo de mistura e prensagem, os cilindros obtidos foram sinterizados em uma alta temperatura. Para análise do coeficiente de temperatura da frequência ressonante (tf), os compósitos foram colocados sob temperatura constante por um período de uma hora, e a frequência do modo HE110 foi medida e calculado o tf.  

A invenção é importante porque o compósito pode ser utilizado em vários dispositivos de micro-ondas e apresenta um baixo coeficiente de perda dielétrica e um coeficiente de temperatura da frequência ressonante próximo de zero, o que significa que suas propriedades dielétricas não mudam significativamente com o aumento da temperatura. Isso torna o material muito mais eficiente e durável em comparação com outros materiais usados em dispositivos de micro-ondas.  

Pessoas Inventoras

Antonio Sergio Bezerra Sombra

Felipe Felix Do Carmo

João Paulo Costa Do Nascimento

Marcello Xavier Façanha

Sebastião Junior Teixeira Vasconcelos

Departamento de Física

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9903/9483

E-mail: secretaria@fisica.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem