Área do cabeçalho

Um novo compósito de niobato de ítrio (YNbO4) e dióxido de titânio (TiO2) com coeficiente de temperatura da frequência de ressonante (f) próximo de zero para aplicações em Engenharia de Micro-ondas

Fonte: hippopx

Benefícios

Baixa perda dielétrica

Excelente estabilidade térmica

Maior eficiência na região de micro-ondas

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A partir da terceira revolução industrial, tem-se uma grande demanda por novas tecnologias para atender a gigantesca expansão de mercado no setor de produção de equipamentos e componentes que operem em frequências específicas. Por isso, destaca-se a importância de estudos na área de materiais que possam atender tal demanda e que possuam diversas possibilidades de aplicações.  

A presente invenção está relacionada ao desenvolvimento de um novo material cerâmico para o melhoramento da eficiência em dispositivos que operem na região de micro-ondas.  

Nesta proposta de invenção, foi desenvolvido um novo sistema cerâmico para obter um material cujas propriedades dielétricas na região de micro-ondas não se alterem de forma significativa com o aumento de temperatura ao qual este sistema cerâmico seja submetido. Para este novo sistema cerâmico, foi proposto a fabricação de um material compósito formado a partir de dois óxidos cerâmicos: YNbO4 e o TiO2. O parâmetro para avaliar a estabilidade dielétrica deste compósito foi o coeficiente de temperatura da frequência de ressonância (f), que para demonstrar que o material em estudo apresenta excelente estabilidade térmica deve estar com um valor próximo de zero ou dentro da faixa de ±10 ppm/°C.  

Com base nos estudos e resultados obtidos, neste novo compósito de niobato de ítrio (YNbO4) e dióxido de titânio (TiO2) foram fabricadas e estudadas na região de micro-ondas. O coeficiente de temperatura da frequência de ressonância (f) apresentou um valor de -8,96 ppm/C° e baixa perda dielétrica para concentração específicas de TiO2 na formulação do compósito, indicando que esse compósito pode ser usado em circuitos componentes que operam na região de microondas, antenas ressoadoras dielétricas (DRA), além de outros componentes eletrônicos de grande importância utilizados em microeletrônica.  

Pessoas Inventoras

Antônio Sergio Bezerra Sombra

Tallison Oliveira Abreu

Wellington Viana De Sousa Reis

Felipe Felix Do Carmo

Helenilson De Oliveira Barros

Marcelo Antônio Santos Da Silva

João Paulo Costa Do Nascimento

Departamento de Física

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9903/9483

E-mail: secretaria@fisica.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem