Área do cabeçalho

Um Compósito De Óxido De Vanádio (v2o5) E Titanato De Cobalto (cotio3) Com Coeficiente De Temperatura Da Frequência Ressonante (tf) Próximo De Zero Na Região De Micro-ondas

Fonte: Pixabay

Benefícios

Mais segurança no uso de componentes em circuitos de micro-ondas

Aumento da eficiência em dispositivos que operem na região de micro-ondas

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da técnologia em ambiente laboratorial.

A invenção está relacionada ao desenvolvimento de um material cerâmico para facilitar o aumento da eficiência em dispositivos que operem na região de micro-ondas.  

Nesta invenção, foi desenvolvido um sistema cerâmico para obter um material cujas propriedades dielétricas na região de micro-ondas, não se alterem de forma significativa quando o sistema for submetido a um aumento de temperatura. Para este sistema cerâmico foi proposto a fabricação de um material compósito formado a partir de dois óxidos cerâmicos: V2O5 e o CoTiO3.  

Como resultados para esta inovação, na região de micro-ondas, foi observado valores relevantes para o coeficiente de temperatura de frequência de ressonância, onde se obteve valores muito próximos de zero. Além disso, estes compósitos apresentaram variação da permissividade relevantes as quais causadas pelas características do compósito e perdas dielétricas estáveis. Este conjunto de propriedades, de comportamento estável em relação a variação de temperatura é comprovada pelo coeficiente de temperatura da frequência ressonante. Estas propriedades do compósito garantem que ele pode ser usado com segurança para o bom funcionamento de componentes em circuitos de micro-ondas, antena ressoadora dielétrica (DRA), além de outros componentes eletrônicos de grande importância utilizados em microeletrônica.  

Pessoas Inventoras

Antônio Sérgio Bezerra Sombra

Raquel Abreu Da Silva

Ronaldo Glauber Maia De Oliveira

Departamento de Física / LOCEM – Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais e Componentes para Aplicações em Radiofrequência(Rf), Microondas(Mw) e Ondas Milimétricas(Mm)

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9903

E-mail: posgrad@fisica.ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem