Área do cabeçalho

UFC e Vale firmam parceria inédita para o desenvolvimento de novos materiais aplicados em descarbonização

O desenvolvimento de tecnologias sustentáveis deu origem à primeira parceria PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) entre a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a empresa Vale. Tendo à frente o pesquisador Diego Lomonaco, professor do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT), o projeto foi acordado no segundo semestre de 2023 no valor de R$ 550 mil e abrange pesquisas com fins de redução das emissões de carbono na Vale.

Integram a equipe do projeto as professoras da UFC Selma Mazzetto, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica (Centro de Ciências); Janaína Machado, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Centro de Tecnologia); e Flávia Santos, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia (Faculdade de Medicina); além do pós-doutorando Leandro Nascimento. O enfoque dos estudos da equipe será em novos materiais para serem aplicados nas iniciativas da Vale de buscar produtos mais verdes para a área de minério de ferro.

Imagem: Prof. Diego Lomonaco
À frente do projeto está o Prof. Diego Lomonaco, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e coordenador do Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT) (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Na Vale, o projeto será desenvolvido no Centro de Tecnologia de Ferrosos (CTF), que é um dos mais modernos centros tecnológicos em mineração e siderurgia do mundo. Atualmente, a Vale é uma das únicas mineradoras do mundo a manter um centro de pesquisa com essa estrutura. O CTF possui equipe multidisciplinar, diversos laboratórios e tem como foco pesquisar o uso do minério de ferro na siderurgia desenvolvendo soluções de carga e novos produtos, agregando assim valor ao portfólio da Vale e garantindo soluções adequadas às necessidades dos clientes. Recentemente, o CTF tem se firmado como um importante núcleo de excelência na estratégia de descarbonização da siderurgia.

BOAS PRÁTICAS – Além da inovação no campo científico, o projeto de parceria com a multinacional destaca-se pelo formato do contrato – sendo a propriedade intelectual 100% da Vale, mas com contrapartida financeira para a UFC – bem como pela rapidez na aprovação. Ao todo, foram 43 dias desde o início do processo até a assinatura final pelo reitor Custódio Almeida no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

“Essa é a primeira parceria com a Vale formalmente identificada pela Universidade e foi um trabalho de times da Universidade. A gente conseguiu fazer negociações complexas com essa empresa enorme, colocando o nosso peso institucional e de experts”, destaca Carol Matos, coordenadora do Escritório de Projetos da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais da UFC (EP/PROINTER).

De acordo com a pró-reitora-adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Profª Cláudia do Ó Pessoa, o tempo recorde para a formalização da parceria integra novas práticas de gestão que vêm sendo adotadas na Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), seguindo os fluxos e processos para proteção intelectual e transferência tecnológica estabelecidos na Lei Federal nº 10.973/2004 (Lei da Inovação) e na Resolução da UFC nº 38/CONSUNI, de 18 de agosto de 2017.

“A UFC Inova vem qualificando o seu corpo técnico e estabelecendo as boas práticas de gestão, criando um ambiente propício para as práticas de interação, com celeridade e segurança nos acordos de parcerias entre a Universidade e o setor empresarial”, pontua.

Destaca ainda Carol Matos que o suporte junto ao pesquisador e a articulação do Escritório de Projetos com demais instâncias da Universidade tornaram a firmação da parceria um case de sucesso, a partir do alinhamento da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Vale com diversos atores do ecossistema de inovação da UFC. “Apoiamos toda a conjuntura, o arranjo jurídico e administrativo, e o arranjo de parcerias que era necessário ser vencido pelo pesquisador para que ele se sentisse seguro e fosse apoiado até o final, até o processo de assinatura”, comenta.

Fonte: Agência UFC.