UFC conquista 80ª carta-patente e consolida crescimento contínuo de invenções protegidas
A Universidade Federal do Ceará (UFC) alcançou, no último dia 29 de abril, a marca de 80 cartas-patentes concedidas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), número que reflete os esforços da UFC em inovação e certifica o potencial inventivo da Instituição. Esta é a 9ª patente concedida à UFC só em 2025; em todo o ano passado, foram 24.
A 80ª tecnologia patenteada da UFC se refere ao uso do líquido da casca da castanha de caju, e tem como inventores os professores Selma Mazzeto E Diego Lomonaco (ambos do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica) e do pesquisador Leandro Miranda, doutor em Engenharia e Ciências dos Materiais pela UFC. Informações detalhadas sobre o invento serão divulgadas em breve.
De acordo com a Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (CPITT) da Agência de Inovação UFC Inova, o marco das 80 patentes expressa uma trajetória de amadurecimento e consolidação da cultura de inovação na Universidade – que ainda tende a ser ampliada, a partir do lançamento oficial da Agência, ocorrido em 14 de abril deste ano.
A primeira carta-patente da UFC foi concedida em 2019; de lá para cá, o número evoluiu de maneira contínua. “Esse resultado expressivo é fruto do trabalho conjunto entre os pesquisadores da UFC, responsáveis pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras, e a equipe da CPITT, que acompanha de forma técnica e estratégica todo o processo de análise junto ao INPI”, avalia a equipe da CPITT.
Os números evidenciam, ainda, um crescimento sustentável. “A manutenção de concessões em 2025 (9 até abril) demonstra que esse avanço não foi pontual, mas parte de um processo sustentável. Isso evidencia um ecossistema de inovação institucional fortalecido, com maior sinergia entre a pesquisa científica e a proteção de seus resultados, avançando para transferência de tecnologia junto ao setor empresarial ou setor público”, acrescenta a equipe da CPITT.
Conforme tem ressaltado o diretor da Agência de Inovação, Prof. José de Paula Barros Neto, uma das metas da UFC Inova é justamente simplificar e acelerar o processo de transferência dessas tecnologias, com a devida segurança jurídica.
A UFC possui mais de 570 ativos de propriedade intelectual protegidos através de depósitos de patentes, desenhos industriais e softwares junto ao INPI, etapa que assegura os direitos sobre as criações. Desse total, 80 cartas-patentes foram concedidas pelo Instituto, e tiveram origem em diferentes departamentos e unidades acadêmicas da Universidade. Confira a distribuição:
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica – 18
Departamento de Engenharia Agrícola – 16
Departamento de Engenharia de Alimentos – 7
Departamento de Física – 7
Departamento de Fisiologia e Farmacologia – 5
Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil – 4
Curso de Medicina – Campus de Sobral – 4
Departamento de Odontologia Restauradora – 3
Departamento de Engenharia Química – 3
Departamento de Farmácia – 3
Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular – 2
Curso de Odontologia – Campus de Sobral – 1
Departamento de Arquitetura e Urbanismo – 1
Departamento de Ciências do Solo – 1
Departamento de Química Analítica e Físico Química – 1
Departamento de Morfologia – 1
Departamento de Engenharia de Teleinformática – 1
Curso de Engenharia Civil – Campus Crateús – 1
Departamento de Clínica Odontológica – 1
Fonte: Coordenadoria de Integração e Articulação da Agência UFC Inova – e-mail: articulacao@ufc.br