Tecnologia para tratamento de úlceras tópicas com uso de biomembrana cicatrizante contendo princípios ativos vegetais
Benefícios
Capacidade cicatrizante
Evolução clínica superior
Retração de úlceras em pacientes pós-hansênicos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
A presente patente descreve o uso da fração protéica solúvel do látex da planta Calotropis procera para o tratamento tópico de úlceras em pacientes pós-hansênicos, como alternativa ao bactericida sulfadiazina de prata.
A hanseníase é uma doença crônica que afeta principalmente a pele, nervos periféricos, mucosa do trato respiratório superior e olhos, e pode causar danos progressivos que incluem ulceração da pele e deformidade nas articulações. As úlceras são as manifestações mais frequentes encontradas em pacientes pós-hansênicos e são de difícil cicatrização, portanto, devem ser abordadas e devidamente prevenidas.
A fração protéica solúvel do látex de Calotropis procera apresenta uma capacidade efetiva de promover a retração de úlceras em pacientes pós-hansênicos e uma evolução clínica superior comparada ao tratamento com sulfadiazina de prata, além de ter capacidade cicatrizante.
O processo para obtenção da fração de proteínas solúveis do látex de Calotropis procera está publicado na literatura científica especializada e é de baixo custo, tornando-se uma alternativa viável para a população carente atendida pelo SUS.
Pessoas Inventoras
Márcio Viana Ramos
Nylane Maria Nunes De Alencar
Maria Araci De Andrade Pontes
Tamiris De Fátima Goebel De Souza
Marília De Oliveira Nunes
Cléverson Diniz Teixeira De Freitas
Ingrid Samantha Tavares De Figueiredo
CC – Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9817
E-mail: dbbm@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)