Área do cabeçalho

Tea Desestressa

Fonte: Reprodução UFC/Professora Lucicleia Vasconcelos

Benefícios

Alto potencial antioxidante e retenção de bioativos

Ação ansiolítica comprovada in vivo

Melhor perfil sensorial e nutricional

       Status: Vigente.

       BR 10 2023 011275 7

TRL 6/9

Maturidade 

Tecnológica

Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial

 

Refere-se o presente invento a um desenvolvimento de bebida composta à base de matcha (Camellia sinensis) e caldo de cana, adicionada de plantas medicinais, com atividade ansiolítica. 

A incorporação dos componentes que integram a presente invenção, com as proporções utilizadas e processo aplicado, proporciona a obtenção de um produto com elevado potencial antioxidante e que é capaz de promover atividade ansiolítica, comprovada através de análise in vivo com zebrafish adulto (Danio rerio). Ao adicionar o matcha ao caldo de cana, foi possível formar uma base com menor teor de sólidos solúveis totais, baixando, consequentemente, o teor de açúcares totais da bebida e aumentando o potencial antioxidante. 

Por causa do seu processo de obtenção,onde a planta Camellia sinensis é cultivada sob condições de sombra e depois é moída em moinho de cerâmica, dando origem a um produto em pó, o matcha preserva um maior teor de compostos bioativos, sobretudo polifenóis, e aminoácidos em sua composição, que contribuem para uma ação protetora contra os radicais de oxigênio. 

A bebida composta, que além de matcha e caldo de cana em sua formulação, possui plantas medicinais, como camomila, erva cidreira e mulungu, promoveu ação ansiolítica, quando testada in vivo, através do teste claro-escuro em zebrafish adulto (protocolo #05299177/2021). 

Sua ação contribuiu para aumentar o tempo que os animais permaneceram na região clara do aquário, comprovando a ação contra a ansiedade, bem como foi observado que não houve alterações na sua locomoção ao consumir a bebida, podendo ser uma alternativa à drogas ansiolíticas que causam efeito de perda de locomoção. O produto apresenta-se saboroso, com boa aceitação sensorial, alta atividade antioxidante total e teor de compostos fenólicos totais. 

Desta forma, a bebida composta por matcha, caldo de cana e plantas medicinais é rica em nutrientes e compostos bioativos, podendo ser consumida em uma dieta saudável. 

Pessoas Inventoras

Lucicléia Barros Vasconcelos Torres

Tereza Raquel Pereira Tavares

CCA – Departamento de Engenharia de Alimentos

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85) 3366 9750/9751

E-mail: deal@ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem