Supositório Retal À Base De Ácido Betulínico Nanoestruturado Para Terapia De Carcinoma Colorretal
Benefícios
Liberação controlada do ácido betulínico
Utilização de substâncias biocompatíveis e biodegradáveis
Potencial para o tratamento local do carcinoma colorretal
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
Prova experimental de conceito.
A presente invenção consiste na criação de supositórios retais compostos por ácido betulínico, óleo de linhaça, gelatina, polirricinoleato de poliglicerol e copolímero Pluronic ® F127. O ácido betulínico é utilizado em uma matriz hidrofílica biopolimérica para obter um supositório com substâncias biocompatíveis e um ativo lipofílico na forma nanoencapsulada, conferindo liberação controlada, maior seletividade citotóxica em relação às células de carcinoma colorretal e com ação melhorada pela presença do Pluronic ® F127.
A inovação da presente invenção reside no fato de que o supositório é composto por matérias-primas biodegradáveis e biocompatíveis, tornando-o uma estratégia para o desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. Além disso, a presente invenção apresenta um potencial promissor no tratamento local do carcinoma colorretal empregando processo de liberação controlada do ativo, utilizando a via retal.
O processo de preparo e composição dos supositórios é realizado através das etapas de obtenção das nanoemulsões compostas por Pluronic® F127 ou seus derivados, PGPR, ácido betulínico e óleo de linhaça, teste das nanoemulsões nos ensaios in vitro de citotoxicidade em células de HCT-116 e obtenção dos supositórios retais a partir das nanoemulsões.
Em resumo, a presente invenção descreve uma composição e processo de preparo de supositórios retais que contêm ácido betulínico nanoestruturado em uma matriz hidrofílica biopolimérica para aplicação em terapia de carcinoma colorretal. Essa invenção representa uma nova estratégia no desenvolvimento de produtos biotecnológicos com matérias-primas biodegradáveis e biocompatíveis, além de apresentar um potencial promissor no tratamento local do carcinoma colorretal.
Pessoas Inventoras
Nágila Maria Pontes Silva Ricardo
Louhana Moreira Rebouças
Alexandre Carreira Da Cruz Sousa
Tamara Gonçalves De Araújo
Fátima De Cássia Evangelista De Oliveira
Emília Maria Alves Santos
Nilce Viana Gramosa Pompeu De Sousa Brasil
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9977/9978
E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)