Síntese E Aplicação Odontológica De Monômeros Funcionais Metacrílicos Derivados Do Líquido Da Casca Da Castanha De Caju
Benefícios
Reduz a sorção de água e a degradação hidrolítica dos materiais
Substitui monômeros sintéticos com baixa biocompatibilidade e potencial alergênico
Melhora a durabilidade dos procedimentos restauradores odontológicos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente
A presente invenção refere-se à síntese e aplicação odontológica de monômeros funcionais metacrílicos derivados do líquido da casca da castanha de caju. O processo de síntese desses monômeros é obtido por meio de modificações químicas da longa cadeia carbônica e hidroxila fenólica do cardanol, principal componente do líquido da casca da castanha de caju técnico, um subproduto da indústria de processamento dessa amêndoa.
Esses monômeros possuem diversas aplicações no setor odontológico, como primers para cerâmicas, resinas, pinos, metais, implantes ou outros materiais dentários; sistemas adesivos; resinas compostas, inclusive autoadesivas; cimentos resinosos, ionoméricos ou autoadesivos; dessensibilizantes dentinários, entre outros. Esses produtos possuem a capacidade de realizar crosslink de colágeno, inibir as metaloproteinases de matriz, aumentar a reticulação do polímero e a hidrofobicidade dos materiais, reduzindo assim a sorção de água e a degradação hidrolítica.
A utilização desses monômeros pode aumentar a durabilidade dos procedimentos restauradores, contribuindo para a longevidade dos materiais odontológicos. Além disso, por serem derivados de biomassa, eles apresentam baixa toxicidade e são biocompatíveis, o que representa uma alternativa sustentável e ecologicamente correta para os monômeros sintéticos amplamente utilizados com baixa biocompatibilidade e potencial alergênico.
Portanto, a invenção apresentada contribui para a melhoria da qualidade dos procedimentos odontológicos, oferecendo uma alternativa sustentável e ecologicamente correta aos monômeros sintéticos atualmente utilizados, além de aumentar a durabilidade dos materiais utilizados na odontologia.
Pessoas Inventoras
Diego Lomonaco Vasconcelos De Oliveira
Madiana Magalhães Moreira
Rita De Cassia Sousa Pereira
Lucas Renan Rocha Da Silva
Victor Pinheiro Feitosa
Selma Elaine Mazzetto
CC / DQOI – Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9019
E-mail: lpt@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)