Saved Fish
Benefícios
Equipamento portátil
Fácil instalação
Otimização de recursos
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
A invenção trata do desenvolvimento de um medidor eletrônico portátil capaz de mensurar as variáveis como intensidade de choques mecânicos, valor médio eficaz de vibração, temperatura da água no tanque, registro do trajeto percorrido e velocidade média do caminhão, com precisão, para ser utilizado na piscicultura, especificamente no transporte de peixes vivos.
A utilização de equipamentos de medição na piscicultura tem sido de grande importância; porém vê-se a necessidade de uma automação nestes equipamentos; sabe-se que atualmente o monitoramento é realizado manualmente.
Esta invenção é baseada na ideia de que o equipamento proposto permite monitorar de forma automática as variáveis de interesse; o seu uso permite boas práticas de melhoria e otimização de recursos durante o transporte.
Mais precisamente, a invenção é capaz de mensurar a intensidade de choques mecânicos, em m/s2; valor médio eficaz de vibração em 3 eixos, em m/s2; temperatura da água no tanque, em ºC; registro do trajeto percorrido, e Velocidade média do caminhão, em km/h; com precisão, de construção complexa e sofisticada para ser utilizada sob diferentes tipos de caminhões de transporte de peixes vivos.
O acelerômetro é o sensor utilizado para mensurar as variáveis relacionadas a choques mecânicos e vibração. Este possui elementos internos referenciados por sua direção em 3 eixos, denominados X, Y, e Z.
O sensor de temperatura digital a prova d’água é o sensor utilizado para medir a temperatura e o registro do trajeto é realizado com um sensor de posicionamento global, e a velocidade do veículo é medida indiretamente por este mesmo sensor.
A utilização deste equipamento na piscicultura garante maior controle na qualidade do transporte de peixes, possibilitando reduzir perdas e o impacto causado; no qual este equipamento indica a melhor forma de conduzir o caminhão reduzindo o estresse causado pela carga viva transportada.
O equipamento é formado por um conjunto de micro controladores e sensores capazes de medir vibração, temperatura, velocidade média e instantânea sobre diferentes tipos de estrada, gerando dados para estimar a condição do transporte de cargas vivas.
Pessoas Inventoras
José Antonio Delfino Barbosa Filho
Perila Maciel Rebouças
Pedro Pedrosa Rebouças Filho
Jefferson Silva Almeida
Wirton Igor de Souza Paulo
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Departamento:
Fone: (85) 3366-9754
Fax: (85) 3366-9755
E-mail: dena@ufc.br
Contato DENA (link para outro site)