PRPPG recebe secretário do MCTI, Inácio Arruda, para discutir ações e demandas em pesquisa e inovação

Ações e demandas da Universidade Federal do Ceará (UFC) relacionadas à pesquisa e inovação foram apresentadas, na manhã dessa quinta-feira (15), ao secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda. O encontro ocorreu na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UFC e foi liderado pelas pró-reitoras titular e adjunta, professoras Regina Célia Monteiro e Cláudia do Ó Pessoa.

Imagem: Da esquerda para a direita: Profª Lidiany Rodrigues, secretário Inácio Arruda, Profª Regina Célia Monteiro, Profª Cláudia do Ó e Prof. Luiz Gonzaga (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O encontro permitiu apresentar, por exemplo, as perspectivas de avanço na transferência de tecnologias desenvolvidas na Universidade. Em janeiro deste ano, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) anunciou que a UFC ficou na 15ª colocação no ranking dos 50 maiores depositantes de patentes de inovação em 2023, à frente de instituições como Universidade Federal de Pernambuco (16ª posição), Universidade de São Paulo (18ª) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (27ª).

Em dezembro de 2023, a UFC alcançou seu 50º registro de patente, com uma máquina colhedora de ervas. O grande desafio, agora, é fazer com que essas tecnologias cheguem ao mercado, consigam melhorar a vida da sociedade e, ainda, gerar royalties para inventores e Universidade. “A transferência de tecnologia é uma prioridade. As universidades, sozinhas, não conseguem impulsionar essa transferência”, afirmou Profª Cláudia.

Outro ponto apresentado pelas gestoras da PRPPG foram os projetos multiusuários em andamento na UFC apoiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), empresa pública vinculada ao MCTI. A Profª Regina apontou a necessidade de recursos para a compra e melhoria de equipamentos que chegam a atender não só a comunidade científica do Ceará, mas também do Norte e Nordeste.

Imagem: A reunião de trabalho ocorreu na PRPPG, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Projetos de pesquisa contemplados em editais da FINEP e que ainda não foram viabilizados também estiveram na pauta dos gestores. A expectativa é que a UFC possa se reunir e estreitar o diálogo com a Financiadora para discutir possíveis saídas.

O secretário Inácio Arruda agradeceu a apresentação do panorama de pesquisa e inovação da Universidade e afirmou que levará “o conjunto da obra” ao Ministério. Ele explicou algumas ações do governo federal no sentido de viabilizar projetos de pesquisa aprovados em editais anteriores e se comprometeu a mediar soluções para as demandas apresentadas pela UFC.

Além do gestor e das pró-reitoras titular e adjunta da PRPPG, também participaram do encontro a Profª Lidiany Rodrigues, coordenadora de Planejamento Estratégico e Avaliação da PRPPG, e o Prof. Luiz Gonzaga de França, coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria.

Fonte: Agência UFC.