PROINTER recebe procuradora federal, referência em legislação sobre inovação, para treinamento com servidores
Data da publicação: 1 de abril de 2025 Categoria: Notícias
A Pró-Reitoria de Inovação e Relações Interinstitucionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará iniciou, nos dias 27 e 28 de março, um treinamento voltado para o aperfeiçoamento da gestão da inovação na UFC. O curso foi ministrado pela procuradora federal Diana Azin, coordenadora da Câmara Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação, ligada à Procuradoria Geral Federal. Ela também integra a Equipe Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, sendo referência na área.
O treinamento reuniu servidores da PROINTER e de outras pró-reitorias, procuradores da UFC e representantes das fundações da universidade. No primeiro dia, Diana Azin apresentou conceitos fundamentais sobre inovação e compartilhou sua experiência com a aplicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ela também desmistificou desafios relacionados à inovação nas universidades, e detalhou os diferentes estágios de maturação de uma agência de inovação, desde sua criação até a consolidação numa universidade.

Atualmente, a UFC está estruturando sua Agência de Inovação (UFC Inova), que irá unir todos os elos da inovação e do empreendedorismo que hoje atuam na Universidade. O lançamento oficial da Agência será no dia 14 de abril, às 17h, no auditório da Reitoria.
De acordo com o servidor da PROINTER João Pedro Santos, que participou do treinamento, um dos pontos centrais da atividade foi a apresentação, por. Diana Azin, de diferentes fluxos de processos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Com base em experiências de sucesso, como a da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os participantes foram estimulados a refletir sobre o fluxo de tramitação dos processos de PD&I na UFC. Eles foram divididos em grupos e desafiados a propor melhorias, buscando formas de simplificar e otimizar esse fluxo. Como a Agência UFC Inova está em fase de estruturação, tal revisão representa um passo fundamental para garantir mais eficiência na tramitação de projetos, garantindo segurança jurídica na contratação com empresas parceiras.
De acordo com o pró-reitor adjunto da PROINTER, Prof. Barros Neto, um dos principais objetivos com a criação da Agência de Inovação é reduzir o prazo de análise e aprovação dos projetos de PD&I para menos de 30 dias, permitindo maior dinamismo e facilitando parcerias estratégicas com o setor produtivo.
O treinamento terá continuidade ao longo do ano, com encontros mensais, reforçando o compromisso da UFC em fortalecer sua atuação no campo da inovação e consolidar práticas mais eficientes para o desenvolvimento da pesquisa e tecnologia.
Fonte: Coordenação de Integração e Articulação da Agência UFC Inova – articulacao@ufc.br.