Área do cabeçalho

Produção E Purificação De Igy Anti-Lectina De Sementes De Vatairea Guianensis (Vgl) (Leguminosae) A Partir De Ovos De Aves Poedeiras (Gallus Gallus) Da Linhagem Dekalb White

Benefícios

Ferramenta biotecnológica

Produção de anticorpos IgY

Purificação de anticorpos IgY

       Status: Vigente.

TRL 1/9

Maturidade 

Tecnológica

Pesquisa básica.

 

Vatairea guianensis Aubl. é conhecida como faveira ou fava-bolacha, sendo típica de florestas inundáveis na foz do rio Amazonas com grande importância madeireira e medicinal para a região. A planta pertence à família das leguminosas e a lectina de suas sementes possui uma alta similaridade estrutural, mas com especificidade por carboidratos e propriedades biológicas distintas de outras lectinas da mesma família.  

A lectina de Vatairea guianensis é uma proteína bem caracterizada quanto às suas propriedades físico-químicas e estruturais e desponta nas pesquisas biotecnológicas por ser capaz de reconhecer antígeno -Tn, um tipo de glicosilação que atua como marcador molecular para alguns tipos de câncer.  

As lectinas constituem um grupo de proteínas presentes em diversos organismos vivos, sobretudo em vegetais e especialmente em sementes de leguminosas. Uma das possíveis abordagens para a investigação das mesmas em sistemas biológicos é a sua detecção através de técnicas que envolvam anticorpos. Neste sentido, os anticorpos tornam-se ferramentas biotecnológicas de grande valia uma vez que são capazes de reconhecer especificamente epítopos das moléculas alvo.  

As imunoglobulinas (Igs) são proteínas presentes em grande concentração no plasma sanguíneo de mamíferos. No caso das aves, a principal classe de imunoglobulinas (IgYs) pode ser encontrada não somente no sangue, mas também nas gemas dos ovos, permitindo sua purificação rápida, eficaz e eficiente, facilitando seu uso como insumos biotecnológicos. O desenvolvimento de um anticorpo capaz de detectar a VGL em meios biológicos, se torna um produto interessante em cancerologia, uma vez que este anticorpo marcado seria capaz de detectar a lectina reconhecendo células neoplásicas.  

Dessa forma, esta invenção traz um método para o desenvolvimento de processo de produção e purificação de anticorpos IgY (contra a lectina purificada de sementes de Vatairea guianensis – VGL) em aves poedeiras (Gallus gallus), a saber que a IgY produzida neste trabalho constitui uma potente ferramenta biotecnológica a ser disponibilizada para estudos futuros em cancerologia.  

Pessoas Inventoras

Vanir Reis Pinto Júnior

Benildo Sousa Cavada

Kyria Santiago Do Nascimento

Cornevile Correia Neto

Mayara Torquato Lima Da Silva

Cláudia Figueiredo Lóssio

Vinícius José Da Silva Osterne

Messias Vital De Oliveira

Sarah Elizabeth Gomes Correia

Maria Gleiciane De Queiroz Martins

Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9817/9139

E-mail: dbbm@ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem