Produção De Biolubrificantes Derivados Do Líquido Da Casca Da Castanha De Caju Utilizando Cardanol Insaturado Como Base
Benefícios
Oriundo de matéria-prima nacional
Ecologicamente sustentável
Não requer áreas agrícolas extensas
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A presente invenção descreve um processo para a produção de biolubrificantes a partir do Líquido da Casca da Castanha de Caju (LCC) utilizando o cardanol insaturado como base. O cardanol é extraído do LCC com elevada pureza e utilizado como precursor dos processos de modificação química para a síntese dos biolubrificantes.
Os procedimentos de preparação dos biolubrificantes ocorrem tanto em aquecimento tradicional quanto em forno de microondas, por meio de reações de epoxidação, abertura do epoxido e esterificação. As etapas de síntese não fazem o uso de solventes e nem de catalisadores, além de curtos tempos reacionais, sendo, portanto, classificados como produtos ecologicamente corretos.
O LCC apresenta-se como matéria-prima vantajosa, pois não exige extensas áreas agrícolas para a sua produção, nem promove competição com o setor alimentício, como é o caso de inúmeros óleos vegetais utilizados para a síntese de biolubrificantes.
A invenção oferece uma alternativa para os problemas ambientais causados pelos lubrificantes derivados do petróleo e biolubrificantes à base de óleos vegetais que competem diretamente com o setor agrícola e alimentício. Além disso, os biolubrificantes derivados do LCC têm baixo custo, o que torna o processo de produção economicamente viável.
Pessoas Inventoras
Selma Elaine Mazzeto
Mayara Oliveira De Almeida
Francisco Jonas Nogueira Maia
Diego Lomonaco Vasconcelos De Oliveira
Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9977/9978
E-mail: secdqoi@dqoi.ufc,br
Contato Dept. (link para outro site)