Área do cabeçalho

Processo De Isolamento De Um Triterpeno De Combretum Leprosum E Sua Utilização Como Agente Antimicrobiano Sobre Estreptococos Do Grupo Mutans

Fonte: plantnet

Benefícios

Antinociceptiva

Antimicrobiano

Anti-inflamatório

       Status: Vigente.

TRL 3/9

Maturidade 

Tecnológica

Prova experimental de conceito.

 

Os triterpemos são substâncias conhecidas por suas atividades biológicas. As plantas ricas em triterpenóides têm sido utilizadas na forma de chás e infusões desde os primórdios da humanidade, devido aos seus efeitos curativos. As plantas que os contém são conhecidas por possuírem propriedades anti-inflamatórias e protetoras do sistema vascular, além de atividades anti-alérgicas e analgésicas.  

As folhas de Combretum leprosum é uma planta nativa do bioma Caatinga e popularmente conhecida como “mofumbo”, “mufumbo”, “cipoaba” e “carne-de-vaca”, dentre outras. A partir dela que foi possível desenvolver os processos de extração, isolamento e purificação de um triterpeno pentacíclico. O triterpeno pode ser utilizado como agente antimicrobiano no controle do crescimento planctônico e na prevenção da formação de biofilmes de streptococcus orais do grupo mutans, principalmente Streptococcus mutans e S. mitis, ambos envolvidos com o processo de geração e desenvolvimento da cárie. O CLFl é um triterpeno pentacíclico isolado de fontes naturais, apresentando atividades anti-inflamatória, anticolinesterásica e antinociceptiva.  

O CLF I foi extraído e isolado a partir da execução das etapas de obtenção do extrato etanólico, partição líquido-líquido do EECL e obtenção da fração diclorometano, fracionamento cromatográfico da fração diclorometano (FDCL), fracionamento cromatográfico da fração hexano/AcOEt, fracionamento cromatográfico da fração hexano/AcOEt (91-11 O) e isolamento de CLF 1, identificação de 3 {3-6{3- J 6{3-trihidroxilup-20(29)-eno por Infravermelho (IV) e identificação do 3f3-6f3-16f3-trihidroxilup-20(29)-eno por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) 1 H, 13 C e HSQC.  

Pessoas Inventoras

Edson Holanda Teixeira

Maria Rose Jane Ribeiro Albuquerque

Paulo Nogueira Bandeira

Hélcio Silva Dos Santos

Benildo Sousa Cavada

Kyria Santiago Do Nascimento

Francisco Flávio Vasconcelos Evaristo

Francisco Vassiliepe Sousa Arruda

Departamento de Patologia e Medicina Legal – Laboratório Integrado de Biomoléculas (LIBS)

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-8301

E-mail: libs@ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem