Primeiras empresas inovadoras assinam contrato com UFC

Empresas nascidas de atividades de pesquisa em ambiente acadêmico foram mentoradas no Parque Tecnológico da UFC, que desenvolve trabalho e projetos em inovação

Parque Tecnológico da UFC atua em projeto para desenvolver projetos inovadores. (Foto: Ribamar Neto/UFC)

As primeiras empresas com projetos inovadores mentoradas pela gestão do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará (Partec-UFC) oficializaram contratos e receberam espaços para continuarem o trabalho dentro do campus do Pici. Os quatro negócios, chamados de spin-offs, que denomina empresas nascidas de atividades de pesquisa em ambiente acadêmico, são os primeiros deste projeto.

O diretor geral do Partec, Fernando Nunes, destaca ao O POVO que, por um período de 12 meses, a universidade oferecerá gratuitamente instalações físicas, internet, climatização, mobiliário, serviços de limpeza e segurança.

Também disponibilizará o uso de laboratórios específicos, com equipamentos de ponta, que são fundamentais para o desenvolvimento dos produtos e o eventual ganho de escala do processo. Ele ainda destaca que das quatro empresas montadas neste início de projeto, metade é liderada por mulheres.

“As pesquisas inovadoras, com maiores chances de se transformarem em produtos, a UFC está dando suporte e treinamento para se transformem empreendedores em empresários. E tão logo preparados, poderão contribuir com o Estado para produtos inovadores.”

Na solenidade de entrega dos novos espaços destinados às spin-offs, realizado no último dia 2, o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, destacou que a iniciativa é importante, pois privilegia os esforços dos pesquisadores empreendedores.

“Hoje, estamos assistindo à culminância de esforços coletivos, que resultaram em uma oportunidade de ouro para esses pesquisadores empreendedores. Não podíamos ter um começo mais pujante, principalmente pelo fato de o Interior estar presente, através de Crateús. Essa união é que vai nos conduzir a outro patamar ainda mais além”, afirma.