Preparações fitoterápicas com atividade anti-inflamatória e antiviral a partir de extrato padronizado de Spondias Mombin L.
Benefícios
Atividade antiviral contra o vírus HSV-1
Anti-inflamatória associada a herpes tipo 1
Insumos Naturais
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A utilização de plantas medicinais pela população é uma cultura antiga, usada como propriedades curativas. Os produtos naturais são estudados para a confecção de novos fármacos antivirais e anti-inflamatórios. A Spondias mombin L, conhecida popularmente com cajazeira/cajá, encontra-se nas regiões tropicais, no Brasil, encontrada principalmente nas regiões Norte e Nordeste. Os frutos possuem uma coloração amarela brilhante, contendo uma pequena camada de polpa ao redor de um caroço volumoso.
A presente invenção refere-se à obtenção e ao emprego de extratos padronizados de Spondias mombin L., mais especificamente os extratos hidroalcoólico e seco de Spondias mombin L. padronizados em geraniina e ácido clorogênico, bem como ao emprego da geraniina. Tanto os extratos quanto a geraniina são indicados para uso em preparações farmacêuticas com atividade antiviral contra o vírus da herpes tipo 1, denominado HSV-1 e anti-inflamatória em processos de inflamação associados à infecção por HSV-1.
A invenção compreende ainda, a obtenção de composições farmacêuticas nas formas líquidas, sólidas ou semi-sólida, sendo estas preparações indicadas tanto para uso tópico quanto sistêmico que contenham como princípio ativo o extrato hidroalcoólico ou o extrato seco de Spondias mombin L. (padronizados em geraniina e ácido clorogênico), ou gereniina, sendo estas preparações indicadas para o tratamento da herpes ocasionada pelo vírus herpes simples tipo 1, denominado HSV-1.
O desenvolvimento de agentes terapêuticos anti-herpéticos é necessário por causa da incidência crescente do vírus HSV-1 e ao aparecimento de cepas resistentes a drogas sintéticas. Os vírus, embora sejam os menores agentes patológicos existentes, são causadores de doenças infecciosas de alta incidência no mundo. O herpes é uma inflamação da pele ou de uma membrana mucosa causada por um vírus, o HSV (herpes simplex virus), representante da família Herpesviridae, o qual se divide em dois grupos: tipo 1 (HSV-1) e tipo 2 (HSV-2). O herpes simples tem sido considerado como um dos mais comuns agentes de contaminação viral em humanos, sendo também a doença sexualmente transmissível de maior ocorrência.
Pessoas Inventoras
Luzia Kalyne Almeida Moreira Leal (UFC)
Thiala Soares Josino da Silva (UFRN)
Centro de Estudos Farmacêuticos e Cosméticos (CEFAC) – UFC
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-8294/8257
E-mail: contato.cefac.ufc@gmail.com
Contato CEFAC. (link para outro site)