Preparações cosméticas com ação hidratante, antioxidante e fotoprotetora contendo extratos da espécie Spondia Purpurea, veiculados ou não em nanopartículas lipídicas e poliméricas
Benefícios
Ação fotoprotetora
Ação antioxidante
Hidratante
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A utilização de plantas medicinais pela população é uma cultura antiga, usada como propriedades curativas. A espécie Spondias purpurea L. (seriguela) é manuseada principalmente no nordeste brasileiro e sendo utilizada contra diversas doenças e sintomas como diabetes, hipertensão, colesterol, diarreia e dores estomacais.
Essa patente descreve o processo de obtenção dos extratos vegetais, além da composição, processo de preparação e uso de preparações cosméticas onde os extratos hidroalcoólicos, glicólicos ou secos da espécie Spondia purpurea, desempenha função de componente ativo com ação antioxidante e fotoprotetora, contra raios ultravioletas na faixa de UVA e UVB. Além da veiculação dos extratos de Spondia purpurea em nanopartículas lipídicas ou poliméricas, bem como a incorporação dos extratos na forma livre ou veiculados em nanopartículas, em preparações cosméticas nas formas de gel, creme, loção, gel-creme, bastão e pó.
O mercado de produtos de higiene pessoal e cosméticos direcionados aos cuidados com a pele e à fotoproteção, apresentam importância estratégica, tendo-se em vista que os efeitos nocivos da radiação solar se tornaram mais conhecidos e por isso há uma crescente preocupação das pessoas, em diversas classes econômicas, com os efeitos deletérios da exposição prolongada à radiação ultravioleta.
A presente invenção descreve o uso de extratos da espécie Spondia purpurea, incorporados em preparações cosméticas nas formas líquida, sólida, semissólida, que podem estar apresentadas nas formas de loção, gel, creme, gel-creme, bastão ou pó. A presente invenção descreve adicionalmente o uso de extratos da espécie Spondia purpúrea na produção de nanopartículas lipídicas ou poliméricas, e sua incorporação em preparações cosméticas. A vantagem da presente invenção reside no fato de que os extratos de Spondia purpurea quando utilizados na forma livre ou encapsulados em nanopartículas lipídicas ou poliméricas confere as preparações cosméticas tríplice ação: hidratante, fotoprotetora e antioxidante.
Pessoas Inventoras
Nágila Maria Pontes Silva Ricardo (UFC)
Francisco Alessandro Marinho Rodrigues (UFC)
Tamara Gonçalves Araújo (UFC)
Bianca Oliveira Louchard
Anna Carla Castro Barbosa do Nascimento
Guilherme Julião Zocolo (EMBRAPA)
Jhonyson Arruda Carvalho Guedes
Arcelina Pacheco Cunha
Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro (UFC)
Stéfano Arrais Pereira
Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – LabPIM
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9370
Contato LabPIM (link para outro site)