Área do cabeçalho

Prémix para Pão de Forma com Farinha de Trigo e de Castanha de Caju

Fonte: Pixnio

Benefícios

Economicidade na produção de pão

Otimiza espaços de estoques e suas manutenções

Prevenção de doenças cardiovasculares

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

A presente invenção trata de uma mistura de ingredientes em pó de uso alimentício denominada pré-mistura ou mistura pronta ou pré-mix ou mix, com aplicação no preparo de pães de forma.  

Problemática esta em que durante o processo de preparo/fabricação de pães é necessário o controle de vários aspectos dos ingredientes quanto às logísticas de aquisição / recebimento / armazenamento / utilização, além de mão de obra necessária para realizar controle de estoques e pré-pesagens, podendo ocorrer erros e desperdícios (distrações e acidentes).  

Já com a utilização de pré-misturas (ingredientes já pesados e homogeneizados numa única embalagem) no preparo de pães, o volume de itens a serem controlados é reduzido, ganha-se em padronização e em redução de mão de obra, além de otimizar espaços de estoques e suas manutenções. As pré-misturas apresentam benefícios de ordem técnica e econômica. São produtos preparados com objetivos de praticidade, padronização da qualidade, e, redução de desperdícios/custos.  

O diferencial da tecnologia em relação às outras pré misturas do mercado, é a utilização de farinha da amêndoa da castanha de caju em adição à farinha de trigo, contribuindo para uma maior ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais (rica em selênio), e, ácidos graxos insaturados contidos em seu alto teor lipídico (em média 40%, lipídios saudáveis). A sua inserção na pré-mistura substitui a adição de óleos vegetais, gorduras hidrogenadas e/ou de origem animal, que são utilizadas no preparo de pães de forma. O consumo de pães preparados com essa pré-mistura pode prevenir doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, apresentadas atualmente em vários estudos populacionais de saúde de consumidores. Do ponto de vista tecnológico, melhora a cor, o volume e a textura dos pães.  

Pessoas Inventoras

Dorasilvia Ferreira Pontes

Maria do Carmo Passos Rodrigues

Stella Regina Arcanjo Medeiros

Márcia Maria Leal de Medeiros

Maria Nilka de Oliveira

Departamento de Engenharia de Alimentos

    Contato do Departamento/Laboratório:

Laboratório de Cereais – Fone: (85) 3366 9748

Laboratório de Análise Sensorial – Fone: (85) 3366 9741

E-mail: deal@ufc.br

Contato DEAL (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem