Pedra Artificial De Resíduo De Calcário Laminado Para Revestimentos
Benefícios
Baixa absorção de água
Aproveitamento de resíduos da extração
Desempenho mecânico semelhante ao de pedras naturais
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A invenção apresentada é uma pedra artificial produzida a partir do aproveitamento do resíduo da extração e beneficiamento de calcário laminado. Por meio da mistura e prensagem dos resíduos em uma composição granulométrica adequada e aglutinação com resina de poliéster, foram obtidas peças com aspecto rústico e desempenho mecânico semelhante ao das pedras naturais.
A pedra sintética produzida foi submetida a ensaios para avaliar suas propriedades, tais como resistência à abrasão, à compressão e à flexão, além de ensaios de impacto de corpo duro. Os resultados demonstraram que as peças produzidas apresentam resistência mecânica adequada, principalmente em relação à resistência ao impacto e ao desgaste por abrasão.
Além disso, a pedra apresentou baixa absorção de água, o que contribui para a durabilidade e resistência do revestimento. A utilização de resíduos para a produção da pedra artificial traz benefícios ambientais e econômicos, contribuindo para a sustentabilidade e redução do descarte inadequado de materiais.
A pedra fabricada apresenta potencial técnico para utilização como revestimento na construção civil, acarretando vantagens ambientais e econômicas. A disseminação do produto pode fomentar a reciclagem de resíduos de outras rochas ornamentais para revestimentos na construção civil, além de contribuir para a redução do impacto ambiental da extração e beneficiamento de rochas naturais.
Pessoas Inventoras
Antônio Eduardo Bezerra Cabral
Lucas Benício Rodrigues Araújo
Leonária Araújo Silva
Ana Karoliny Lemos Bezerra
CT – Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9607
E-mail: secdeecc@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)