Oléo de tilápia como nanocarreador para aplicação dermocosmética
Benefícios
Hidratação
Restauração
Ação emoliente
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A Tilápia é um peixe de água doce, mais cultivado no Brasil, pertencente ao gênero Oreochromis, considerado um dos produtos aquícolas de maior importância comercial em todo o mundo. Nas últimas décadas o elevado crescimento na atividade pesqueira tem contribuído para produção de grandes quantidades de resíduos, sobras e subprodutos do processamento do pescado.
O óleo obtido a partir do aquecimento das vísceras de peixes é utilizado como aditivo de curtumes, na fabricação de tintas e vernizes, como impermeabilizante, biodiesel, biolubrificante para maquinário industrial, entre outros.
A presente invenção descreve o processo de obtenção e o uso do óleo extraído das vísceras do peixe Tilápia. Apresentando como insumo cosmético e farmacêutico de ação hidratante, emoliente, e restauradora da pele e cabelos. Além disso, a encapsulação do óleo de Tilápia em nanocarreadores, como nanocápsulas poliméricas, nanoemulsão, nanopartículas lipídicas sólidas, e carreador lipídico nanoestruturado, e sua incorporação em preparações cosméticas e farmacêuticas para nanoencapsulação de substâncias de caráter hidrofílico ou de caráter lipofílico. Esse processo de extração do óleo de Tilápia garante a obtenção de um produto livre do odor característico do óleo de peixe, que apresenta baixa acidez e que confere ao produto final propriedades cosméticas de hidratação e restauração.
Pessoas Inventoras
Laysa Nobre Almeida
Camila Peixoto Do Valle
Bianca Oliveira Louchard
Tamara Gonçalves De Araújo
Antonia Flávia Justino Uchoa
Nágila Maria Pontes Silva Ricardo
Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais (LabPim)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9370
Contato Dept. (link para outro site)