Molho agridoce que atua como suprimento de nutrientes necessários ao bom funcionamento do organismo

Benefícios

Saudável e nutritivo

Sem sal ou conservantes

Maior praticidade

Status: Vigente.

Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente pertinente.
A presença de frutas, hortaliças e legumes nas refeições constitui parte fundamental para a manutenção de uma dieta saudável, por serem alimentos que favorecem o suprimento de micronutrientes, fibras, proteínas e outros componentes com propriedades funcionais.
Para tentar mitigar as consequências dessa questão, unindo a alta funcionalidade dos alimentos considerados saudáveis à praticidade dos chamados alimentos de conveniência (prontos para uso), foi desenvolvido o molho de sabor agridoce feito à base de frutas e hortaliças não convencionais.
A ideia é que, mesmo com a utilização de um produto como um molho, algo mais conveniente e rápido, costumeiramente usado como acompanhamento para outros alimentos, haja um maior acréscimo de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
A invenção foca na utilização da polpa de frutas junto às chamadas hortaliças não convencionais, classificadas assim por terem distribuição limitada, restrita a determinadas localidades ou regiões. Diferentemente de hortaliças convencionais (como batata, tomate, repolho etc), as não convencionais não estão organizadas em cadeia produtiva comercial e, por isso, são desconhecidas e ignoradas pela maior parte da população.
Pessoas Inventoras
Tatiana Lemos
Maria Do Carmo
Ana Maria Souza De Araújo
Anida Maria Moraes Gomes
Laboratório de Biomateriais Alimentícios (LBMA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9748
E-mail: biomateriaisufc@gmail.com
Contato Dept. (link para outro site)