Matriz Dielétrica com Coeficiente de Temperatura da Frequência Ressonante (τf) Próximo de Zero na Região de Micro-ondas Baseada em Cromato de Estrôncio (SrCrO4 (SCO)) e Oxido de Titânio (TiO2)
Benefícios
Baixa perda dielétrica
Aplicação em componentes que operam na reigão de micro-ondas
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Demonstração de protótipo em ambiente laboratorial.
A presente invenção está relacionada ao desenvolvimento de um novo material cerâmico composto de cromato de estrôncio (SrCrO4) e óxido de titânio (TiO2) para o melhoramento da eficiência em dispositivos que operem na região de micro-ondas.
Com o aumento da quantidade dos equipamentos portáteis com acesso remoto, possuindo elementos de alta sofisticação tecnológica, há uma elevada demanda por pesquisa e produção de componentes que operem em frequências específicas, a fim de que atendam as diversas possibilidades de aplicações destes dispositivos.
Atualmente, para que haja aplicabilidade em dispositivos eletrônicos que operem na faixa de micro-ondas (MW) e radiofrequência (RF), os materiais empregados devem ter alta velocidade de operação, além da capacidade de miniaturização sem perda de suas propriedades dielétricas. Logo, as eletrocerâmicas vêm sendo de grande relevância para o avanço dos processos de fabricação e evolução de novos dispositivos. Além das suas propriedades dielétricas, requeridas para aplicações acima citadas, deve-se analisar também outras propriedades como resistência a corrosão, alto coeficiente de capacidade calorífica, possíveis propriedades piezoelétricas, piroelétricas, supercondutoras ou magnéticas, além do conhecimento de seu caráter anfótero de ser isolante ou condutor.
Nesta proposta de invenção, foi desenvolvido um novo compósito cerâmico para obter um material cujas propriedades dielétricas na região de micro-ondas não se alterem de forma significativa com o aumento de temperatura ao qual este sistema cerâmico seja submetido. Para este novo sistema cerâmico, foram utilizados para a fabricação do cromato de estrôncio (SrCrO4), dois óxidos inorgânicos e o óxido de cromo, que, ao reagirem, formam a fase desejada. Em seguida, foi adicionado óxido de titânio (TiO2) para a realização de um estudo das propriedades dielétricas.
Os indicadores e fatores analisados pelos pesquisadores apresentaram que esse compósito pode ser usado em circuitos componentes que operam na região de micro-ondas, antenas ressoadoras dielétricas (DRA), além de outros componentes eletrônicos de grande importância utilizados em microeletrônica.
Pessoas Inventoras
Antonio Sérgio Bezerra Sombra
Antonio Jefferson Oliveira da Silva
Marcelo Antonio Santos da Silva
Helenilson de Oliveira Barros
Roterdan Fernandes Abreu
Yguatyara de Luna Machado
Departamento de Física / LOCEM – Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Materiais e Componentes para Aplicações em Radiofrequência(Rf), Microondas(Mw) e Ondas Milimétricas(Mm)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9903/9483
E-mail: secretaria@fisica.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)