Material Odontológico Com Nanopartículas Magnéticas Para Controle Da Degradação Da Matriz Orgânica Dentinária
Benefícios
Estabilização da interface adesiva
Controle da progressão da cárie e erosão
Redução da degradação da matriz dentária
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
Essa invenção se refere a um material odontológico em suspensão ou gel preparado com inibidores de metaloproteinases (MMPs) ancorados em nanopartículas magnéticas capazes de se ligarem às metaloproteinases, reduzindo a degradação da matriz orgânica dentinária.
Através da aplicação de um campo magnético exterior, as MMPs são removidas de forma definitiva, resultando em controle da progressão da cárie, da erosão e estabilização da interface adesiva. O material pode ser utilizado para tratamento da superfície dentinária e incorporado em outros materiais odontológicos. A invenção promove um tratamento dentinário definitivo em relação à inibição e remoção das metaloproteinases de matriz com técnica acessível e manutenção do tecido dentinário.
A síntese e funcionatização das nanopartículas magnéticas são realizadas em única etapa, tornando a invenção uma técnica inovadora e conservadora. Além disso, o material é potencialmente não citotóxico e a biocompatibilidade tanto das nanopartículas quanto dos inibidores de MMPs já foi comprovada por estudos in vivo e in vitro.
Pessoas Inventoras
Victor Pinheiro Feitosa
Walter Zenobi
Madiana Magalhães Moreira
Pierre Basílio Almeida Fechine
Davino Machado Andrade Neto
FFOE – Departamento de Odontologia Restauradora
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-8401
E-mail: acmfiallos@gmail.com
Contato Dept. (link para outro site)