Extrator De Amostras De Solo
Benefícios
Eficiência na coleta de amostras de solo indeformadas
Maior significância dos dados obtidos com a amostragem eficiente
Qualidade na análise de permeabilidade horizontal e vertical do solo
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Prova experimental de conceito.
A presente invenção, refere-se a um extrator mecanizado de amostra de solo. A mesma foi desenvolvida para suprir a necessidade de coletar amostras de solo indeformadas de maneira eficiente, visando análises de permeabilidade horizontal e vertical do solo com qualidade, visto que a eficiência com que se realiza a amostragem repercute diretamente na significância dos dados obtidos.
A análise de amostras de solo é uma atividade, que desempenha papel fundamental no processo produtivo, visto que através da mesma, importantes decisões são tomadas, como exemplo utilização do solo para agricultura e culturas que melhor se adaptem às características específicas deste para produção. Através das análises é possível conhecer as partículas que estão em maiores quantidades no solo e dessa forma entender como seus agregados estão dispostos, com o conhecimento textural e estrutural do solo consegue-se entender a capacidade deste de transmitir fluidos, bem como seu potencial de infiltração.
Dois são os tipos de amostragem de solo. A amostra deformada é aquela que é retirada com a destruição ou modificação apreciável de de suas características in situ, é coleta no horizonte diagnóstico superficial ou subsuperficial, com trado holândes ou caneco, seu armazenamento pode ocorre em em sacos plásticos, vidros, cápsula de alumínio, entre outros recipientes apropriados. A amostra indeformada é o solo amostrado com as menores alterações possíveis em sua estrutura natural. Para amostragem de solo com estrutura indeformada, geralmente utiliza-se de anel volumétrico em aço inox, tendo bordas cortantes, que é introduzido no solo, utilizando o trado de Uhland, este removido a seguir, cuidadosamente para que a amostra não sofra deformações. Essas amostras são empregadas, entre outros ensaios, para a determinação da permeabilidade do solo.
O objetivo desta patente é desenvolver um equipamento extrator de amostras de solo indeformadas, que utiliza a força motriz de um trator, possibilitando análises horizontal e vertical de permeabilidade do solo.
Pessoas Inventoras
Daniel Albiero;
Alexsandro Oliveira Da Silva;
Jenyffer Da Silva Gomes Santos;
Pedro Idelano De Alencar Felicio;
Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9754
E-mail: dena@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)