Área do cabeçalho

Extrato aquoso de cladódio de opuntia ficusindica em pó encapsulado com maltodextrina

Fonte: Divulgação

Benefícios

Antioxidante em lesões gástricas

Menos tóxico

Baixo custo

       Status: Vigente.

TRL 5/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente pertinente.

 

A palma (Opuntia ficus-indica) é uma cultura bem adaptada às condições adversas do semiárido nordestino. Sua utilização é mais comum como uma alternativa para a alimentação de animais durante o período de estiagem, sendo também consumida por parte da população do semiárido nordestino, no entanto, pouco se tem conhecimento sobre os seus benefícios na dieta humana. O cultivo da palma e outras espécies perenes, adaptadas às condições do semiárido são importantes alternativas para a sustentabilidade de produção nessas regiões, permitindo a fixação do homem no campo e garantindo sua qualidade de vida.  

A Opuntia fícus-indica é rica em hidratos de carbono complexos (fibras solúveis, mucilagens, celulose, etc.), compostos fenólicos, carotenóides, vitaminas C e E, glutationa e ácidos graxos poliinsaturados. A mesma também é utilizada na medicina tradicional, por conta das suas propriedades antiulcerogênica, antiinflamatória, cicatrizante, etc.  

Essa invenção é uma forma de pó ́desconhecido do estado da técnica, produzido a partir dos cladódios de Opuntia ficus-indica (Palma Forrageira) e encapsulado com maltodextrina. O produto apresenta destaque em seu potencial antioxidante com ação testada no modelo de lesão gástrica induzida por etanol. Este produto corresponde a uma alternativa em potencial, a ser usada como alimento ou suplemento, no tratamento ou prevenção destas lesões.  

Pessoas Inventoras

Lucicleia Barros de Vasconcelos Torres (UFC)

Patricia Marques de Farias (UFC)

Janice Ribeiro Lima (EMBRAPA)

Guilherme Julião Zocolo (EMBRAPA)

Antoniella Souza Gomes Duarte (UFC)

Luciana de Siqueira Oliveira (UFC)

Rafael Audino Zambelli (UFC)

Laboratório de Frutos e Hortaliças – Departamento de Tecnologia de Alimentos – UFC

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone Departamento: (85) 3366-9751

Fone Laboratório: (85)3366-9738

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem