Área do cabeçalho

Dispositivo Fototerápico De Leds Para Tratamento De Lesões Na Cavidade Oral

Fonte: Divulgação

Benefícios

Alívio da dor

Melhoria da qualidade de vida

Tratamento não invasivo

       Status: Vigente.

TRL 3/9

Maturidade 

Tecnológica

Prova experimental de conceito.

 

O dispositivo fototerápico é composto por LEDs de dimensões reduzidas, com cores vermelha ou azul, dispostos em uma placa anatômica para a cavidade oral com formato de semielipse revestido por uma capa protetora em silicone. Ele é especialmente útil na prevenção e no tratamento de lesões extensas no palato e na mucosa oral, como a mucosite oral em pacientes que foram submetidos a radioterapia e quimioterapia, e a candidose oral, como estomatite protética.  

A mucosite oral é uma condição que afeta pelo menos 75% dos pacientes que recebem altas doses de radioterapia e quimioterapia, resultando em dor e dificuldades em beber, comer, engolir e falar.  

A candidose oral é uma doença inflamatória crônica causada pelo crescimento excessivo de Candida na boca, que pode ser especialmente problemática para pacientes que usam próteses dentárias.  

O dispositivo utiliza fototerapia, que consiste na interação da luz com os tecidos biológicos, para estimular o metabolismo oxidativo mitocondrial e acelerar os processos de reparação celular e tecidual, além de reduzir o risco, a duração e a gravidade da mucosite oral e da candidose oral. O dispositivo também incorpora a terapia fotodinâmica antimicrobiana, que associa um agente corante fotossensibilizador a uma fonte de luz para provocar a morte microbiana.  

Diferentemente de outros dispositivos existentes, ele é capaz de irradiar uma área maior do tecido em cada aplicação, tornando o tratamento mais eficiente e menos demorado. Além disso, o dispositivo apresenta potência de saída mais alta, permitindo alcançar a densidade de energia desejada no tecido de forma mais rápida e efetiva.  

Pessoas Inventoras

Karina Mathes De Freitas Pontes

Bruna Albuquerque Garcia

Lucas Caprini Luppi

David Freitas Moura Mota

Jarbas Aryel Nunes Da Silveira

FFOE – Departamento de Odontologia Restauradora

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-8401

E-mail: acmfiallos@gmail.com

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem