Dispositivo Com Radiação Infravermelha Para Digestão De Amostras Orgânicas Com Sistema Combinado De Radiação Infravermelha E Micro-ondas
Benefícios
Alta sensibilidade
Alta frequência analítica
Eficiente pré-tratamento de amostras
Status: Deferida.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
A presente invenção refere-se a um dispositivo que utiliza radiação infravermelha para digestão de amostras orgânicas em um sistema combinado com radiação micro-ondas em forno com cavidade, permitindo a digestão de maiores massas de amostra. O método emprega ácido diluído, podendo também utilizar água oxigenada, e apresenta alta frequência analítica e sensibilidade, bem como boa precisão e exatidão.
A etapa de pré-tratamento de amostras é morosa e propensa a erros, além de ser uma etapa de elevado custo. Por isso, o desenvolvimento de metodologias simples e eficientes é de grande valia. Poucas técnicas instrumentais permitem a amostragem direta empregando amostra sólida, exigindo a introdução na forma de uma solução representativa, tornando imprescindível uma etapa de pré-tratamento de amostra que englobe desde a simples diluição até a completa destruição da matriz.
O desempenho de algumas técnicas analíticas é comprometido quando são aspiradas soluções de elevada acidez, sendo necessária uma etapa de remoção ou diluição do excesso de ácido. Com essa invenção, é possível obter uma pré-digestão eficiente de amostras orgânicas, permitindo a utilização de maiores massas de amostra e a determinação de elementos presentes em baixas concentrações, sem a necessidade de remoção ou diluição do excesso de ácido, contribuindo para uma análise mais precisa e eficiente.
Pessoas Inventoras
Frank Pereira De Andrade
Letícia Malta Costa
Clésia Cristina Nascentes
Sandro Thomaz Gouveia
Gisele Simone Lopes
Wladiana Oliveira Matos
CC – Departamento de Química Analítica e Físico Química
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-9980/9982
E-mail: dqafq@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)