Desenvolvimento De Verniz Dentário De Própolis Vermelha Para Controle De Cárie Dentária

Benefícios

Prevenção de cárie

Baixa toxicidade e com biocompatibilidade

Alternativa viável para tratamentos de cárie

Status: Vigente.

Maturidade
Tecnológica
Pronto para o mercado.
A presente patente descreve um verniz dentário produzido a partir da própolis vermelha, um produto natural que apresenta atividade antimicrobiana comprovada sobre as bactérias orais, especialmente o Streptococcus mutans, responsável pela formação da placa bacteriana que leva à cárie dentária.
O verniz é utilizado como medida preventiva, principalmente em crianças menores de seis anos, pois sua alta capacidade retentiva e liberação lenta do princípio ativo permite a diminuição de microrganismos cariogênicos e desestruturação do biofilme, prevenindo a cárie dentária. Além disso, o produto é de fácil aplicação clínica, possui boa adesão à superfície dentária em crianças e é uma alternativa viável para o controle da cárie, uma vez que é produzido a partir de um produto natural com baixa toxicidade e biocompatibilidade.
A patente traz uma nova alternativa para a prevenção da cárie dentária e contribui para a busca por novas substâncias com maior atividade farmacológica, com menor toxicidade, maior biocompatibilidade e apresentando valor mais acessível à população.
Pessoas Inventoras
Patrícia Leal Dantas Lobo
Heraldo Guedis Lobo Filho
José Glauco Lobo Filho
Edilson Martins Rodrigues Neto
Marta Maria De França Fonteles
Lídia Audrey Rocha Valadas Marques
Said Gonçalves Da Cruz Fonseca
Campus Sobral – Odontologia
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (88)3695-4622/4626
E-mail: odontologia@sobral.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)