Desenvolvimento De Um Processo Biocatalítico Para A Produção Dos Enantiômeros Do Fármaco Propafenona
Benefícios
Alta pureza e rendimento
Uso de catalisador biodegradável
Produção de dois enantiômeros para diferentes pacientes
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
NÃO INFORMADO.
A patente apresenta um processo biocatalítico para a síntese dos enantiômeros da propafenona, um fármaco antiarrítmico usado no tratamento de distúrbios do ritmo cardíaco.
Ambos os enantiômeros têm potencial antiarrítmico, mas o enantiômero (S) é 100 vezes mais potente que o (R) na ação β-bloqueadora, sendo indicado para pacientes com arritmias associadas a altos níveis de catecolaminas. Por outro lado, o enantiômero (R) é indicado para pacientes que já estão sob tratamento com β-bloqueadores ou para pacientes acima de 50 anos de idade que são hipotensivos ou com insuficiência cardíaca.
O processo de síntese usa a resolução cinética enzimática, via reação de hidrólise, do rac-acetato de 1-cloro-3-[2-(3-fenilpropanoil)fenoxi]-2-propila, um intermediário na síntese da propafenona, na presença de uma lipase comercial imobilizada em resina acrílica. O processo resulta na obtenção de ambos os enantiômeros com alta pureza enantiomérica. A estratégia principal do processo é baseada nas propriedades seletivas e enantiosseletivas das lipases, que são biocatalisadores ambientalmente aceitáveis e totalmente biodegradáveis.
O processo apresenta vantagens na redução do impacto ambiental e na economia de energia, sendo uma alternativa promissora para a produção dos enantiômeros da propafenona.
Pessoas Inventoras
Marcos Carlos De Mattos
Ana Caroline Lustosa De Melo Carvalho
José Cleiton Sousa Dos Santos
Maria Da Conceição Ferreira De Oliveira
Luciana Rocha Barros Gonçalves
Telma Leda Gomes De Lemos
Nathalia Saraiva Rios
CC – Departamento de Química Orgânica e Inorgânica
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85) 3366.9978
E-mail: secdqoi@dqoi.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)