DemoDay nos dias 6 e 7 de dezembro reunirá resultados e soluções de 46 equipes inovadoras e empreendedoras ligadas à PROINTER

Nas próximas quarta e quinta-feira (6 e 7 de dezembro), a Universidade Federal do Ceará sediará o DemoDay final de três programas de inovação desenvolvidos pela Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER)Inovando UFC, Projetos Estratégicos e Empreende UFC. O evento será no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, localizado no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, e ocorrerá em três horários: no dia 6, das 14h às 17h30min; e no dia 7, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h.

O DemoDay é o ponto culminante do trabalho de inovação e pré-aceleração de negócios feitos pelas equipes daqueles programas ao longo de 2023. Durante esses dois dias, as equipes apresentarão suas soluções para a comunidade acadêmica e para o ecossistema empreendedor cearense.

Luana Stopa, estudante de Design-Moda e integrante do projeto UpDesign, que será apresentado no DemoDay (Foto: divulgação)

As apresentações serão em formato de pitch de 5 minutos, diante de uma banca de jurados composta por empreendedores, membros do ecossistema de inovação cearense, servidores técnico-administrativos e docentes da UFC.

Ao todo, serão apresentadas 46 equipes, sendo 6 do Projetos Estratégicos, 4 do Inovando e 36 do Empreende. O evento é aberto a qualquer pessoa interessada, sem a necessidade de inscrição prévia.

De acordo com a PROINTER, alguns dos resultados e soluções apresentados nos DemoDays se transformam em ações concretas ou mesmo em negócios, a partir do momento em que chamam a atenção da própria Universidade ou de investidores externos.

Imagem: O evento ocorrerá no auditório do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação, no Campus do Pici (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Segundo a PROINTER, um exemplo de solução que foi “adquirida” pela UFC na forma de Projeto Estratégico para toda a Instituição foi o Sistema de Monitoramento Inteligente do Campus Pici (Projeto Smart Campus), primeiro passo para tornar a UFC um campus inteligente. Neste ano, o programa Inovando UFC é focado em melhoria de processos internos da Universidade; o programa Empreende, por sua vez, trabalha projetos de negócios inovadores, incluindo ações de importância socioambiental.

A UFC é uma instituição de ensino superior comprometida com a excelência acadêmica, pesquisa inovadora e desenvolvimento regional. A PROINTER desempenha um papel fundamental ao fomentar programas de inovação que impulsionam o potencial empreendedor dos alunos e contribuem para o avanço da sociedade cearense.

Fonte: Agência UFC