Área do cabeçalho

Defletor para o arrefecimento da carga no transporte de animais vivos

Fonte: pxhere

Benefícios

Melhoria das condições de ambiência da carga

Garante o bem-estar dos animais transportados

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

O transporte de animais vivos é um dos pontos mais críticos para o bem-estar e a sobrevivência dos animais. Durante o transporte, os animais são submetidos a vários fatores estressantes que podem causar sérios impactos ao seu estado de bem-estar e, bem como resultar em prejuízos consideráveis a toda a cadeia produtiva, em decorrência das perdas (mortes e desenvolvimento de características indesejáveis na carne) ocorridas durante a viagem. Portanto, medidas que venham reduzir essas perdas produtivas, bem como a dor e o sofrimento dos animais durante o transporte estão sendo exigidos pelos pecuaristas e também pelo mercado consumidor, especialmente no cenário internacional (exportação).  

A literatura mostra que regiões da carga (localização) com maiores índices de perdas durante o transporte correspondem exatamente às áreas com deficiência de ventilação da carga, pois nessas áreas há acúmulo de umidade e resultam na formação de núcleos térmicos (bolsões de calor). Esse cenário, indica claramente que a distribuição das perdas durante a viagem não é aleatória, pois os núcleos térmicos (bolsões de calor) da carga propiciam ambiente nocivo aos animais, pois reduz a capacidade de trocas térmicas dos mesmos, especialmente os animais que possuem como principal via de termorregulação a evaporativa (exemplo, aves e suínos).  

Dado esse problema, a Universidade Federal do Ceará desenvolveu o modelo de utilidade apresentado, trata-se de um defletor (VentilAR) para o arrefecimento por circulação de ar no interior da carga a ser utilizado durante o transporte de animais vivos. O defletor VentilAR tem o objetivo de melhorar as condições de ambiência da carga e, consequentemente, o bem-estar dos animais transportados, reduzindo as perdas produtivas ocorridas durante essa operação. Trata-se de um componente acessível, de fácil instalação e manuseio para pecuaristas, abatedouros e transportadoras especializadas no transporte rodoviário de animais vivos com interesse zootécnico.  

Pessoas Inventoras

José Antonio Delfino Barbosa Filho

Nítalo André Farias Machado

Daniel Gurgel Pinheiro

Kenio Patricio Lima de Oliveira

Departamento de Engenharia Agrícola (DENA)

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85)3366-9754/9755

E-mail: dena@ufc.br

Contato DENA (link para outro site)

Contato NEAMBE (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem