Área do cabeçalho

Controlador Otimizado para Redução de Transientes em EDFAs (CORTE)

Benefícios

Correção de transientes temporais em Amplificadores Ópticos baseados à fibra

Acelerar o tempo de amplificação do sinal atenuado

Proteção integral de fotodetectores acoplados

Eficiência por lidar com modelos matemáticos precisos

       Status: Vigente.

TRL 3/9

Maturidade 

Tecnológica

Prova experimental de conceito.

 

A presente invenção refere-se à descrição de um método de controle discreto para correção de transientes temporais em Amplificadores EDFAs (Amplificadores à fibra dopada com Érbio) através da construção de um algoritmo embarcado, que, por sua vez, visa garantir melhores especificações de desempenho temporal como máximo sobressinal, ganho e tempo de acomodação no processo de amplificação de sinais ópticos em redes DWDM. A ideia também aplica-se para outros amplificadores baseados a fibra, assim como RAs (Amplificadores Raman), TDFFAs (Amplificadores de fibra de flúor dopado com túlio), EYDFAs (Amplificadores de fibra dopada com érbio e itérbio), PDFFAs (Amplificadores de fibra de fluoreto dopado com praseodímio) e Híbridos.  

Além de acelerar o tempo de amplificação do sinal atenuado, o algoritmo da invenção permite a proteção integral de fotodetectores acoplados por meio da supressão de variações abruptas de potência.  

O diferencial desta invenção é que o algoritmo proposto é mais eficiente por lidar com modelos matemáticos precisos por meio da alocação de pólos e zeros em plano complexo, diferentemente daqueles encontrados em escala comercial.  

Além disso, o método permite que o projetista tenha liberdade na definição de parâmetros de especificação como máximo sobressinal, tempo de acomodação e ganho de amplificação.  

Esta patente tem como objetivo melhorar o desempenho em sistemas embarcados críticos, que requer restrições de tempo, como no processo de amplificação de sinais em Amplificadores ópticos por meio da teoria digital de controle moderno, visto que, o método clássico de abordagem, além de ser ultrapassado e monótono, ainda é largamente utilizado em processos de controle de amplificação de sinais ópticos. Todavia esta invenção pode ser aplicada em várias áreas, tais como automotiva, segurança pública, saúde, industrial, dentre outras.  

Pessoas Inventoras

Antonio Joel Ramiro de Castro

Francisco Helder Candido dos Santos Filho

Mateus Sousa Araújo

UFC Quixadá

    Contato Campus de Quixadá:

Secretaria da Direção: (88) 3411-9422 ou (88) 3412 0919

Contato UFC Quixadá (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem