Concreto Sustentável Produzido Com Ligantes Álcali-Ativados E Agregados Alternativos

Benefícios
Reduz a emissão de CO2 da construção civil
Reutilização de resíduos industriais
Economia de recursos naturais
Status: Vigente.

BR 10 2022 023033 1

Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial
A invenção compreende um concreto de alta trabalhabilidade produzido a partir do uso de ligante álcali-ativado à base de cinza volante e de escória de aciaria, produzida via conversor de oxigênio, combinada com agregados convencionais, como areia de leito de rio e pedra britada, e agregados miúdo e graúdo alternativo de escória de aciaria de curto fluxo, comercialmente abreviada como BSSF, e seu método de obtenção.
Para a produção do concreto, os agregados, os precursores e ativadores (materiais substitutos às pastas de cimento Portland) são ensaiados para determinar suas características físicas e químicas. Em seguida, é realizado o empacotamento granulométrico das partículas de agregados para definir as proporções ideais entre os agregados. O teor de pasta do concreto é determinado adicionando valores acima do índice de vazios encontrado no empacotamento até obter o abatimento desejado.
A utilização desse concreto na construção civil é uma grande contribuição para a economia de recursos naturais, visto que representa uma significativa redução nas emissões de CO2, comparado ao concreto de cimento Portland, e grande parte da matéria-prima são resíduos industriais de baixo custo. Além disso, a alta trabalhabilidade obtida é uma característica técnica desejada em várias aplicações da engenharia civil.
Pessoas Inventoras
Antônio Eduardo Bezerra Cabral
Lucas Feitosa de Albuquerque Lima Babadopulos
Heloina Nogueira da Costa
Daniel Lira Lopes Targino
Lucas Benício Rodrigues Araújo
Francisco Alverne Albuquerque Paiva Júnior
CT – Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85) 3366-9201
E-mail: secdeecc@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)