Compostos De Quinoxalinilidrazonas Como Agentes Antitumorais Para O Tratamento Do Câncer
Benefícios
Elevado potencial citotóxico
Atua como modulador da autofagia
Alternativa terapêutica para tratamento do câncer
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Prova experimental de conceito.
A presente invenção se refere à síntese, uso e composição de derivados da 2-hidrazinoquinoxalina como agentes antitumorais para serem utilizados como formulação ou combinação para o tratamento do câncer.
A multiplicação celular descontrolada é a origem e causa de muitos dos efeitos potencialmente fatais do câncer, e a indução de senescência pode ser uma interessante estratégia terapêutica para tratar o câncer.
Os compostos de quinoxalinilidrazonas apresentam elevado potencial citotóxico e atuam como moduladores da autofagia e senescência nas células neoplásicas, demonstrando excelente atividade citotóxica contra linhagens celulares neoplásicas em estudos experimentais. As quinoxalinas já mostraram atividade in vitro contra linhagens de câncer de mama, pulmão e sistema nervoso central, e a presente invenção oferece uma base importante para o desenvolvimento de drogas antineoplásicas.
A autofagia e a apoptose são as principais e mais estudadas vias de morte celular, e a autofagia é um processo homeostático evolucionariamente conservado que ocorre continuamente em células normais.
O invento oferece benefícios como alta citotoxicidade e potencial para diminuir os efeitos colaterais de drogas atualmente em uso na clínica oncológica. Essa nova terapia poderá ser utilizada de modo isolado ou em combinação com outras drogas, ampliando as opções terapêuticas para o tratamento do câncer.
Pessoas Inventoras
Claudia Do Ó Pessoa
Augusto César Aragão Oliveira
Danilo Damasceno Rocha
Carlos Roberto Koscky Paier
Manoel Odorico De Moraes Filho
Sarah Sant’Anna Maranhão
Andréa Felinto Moura
Francisco Washington Araújo Barros Nepomuceno
Roberto Nicolete
Felipe Augusto Rocha Rodrigues
Thaís Cristina Mendonça Nogueira
Alessandra Campbell Pinheiro
Marcus Vinicius Nora De Souza
Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM)
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (85)3366-8255
E-mail: secdff@ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)