Área do cabeçalho

Composição De Concreto Permeável Utilizando Escória Bssf Para Substituir Areia E Brita, E Processo De Produção De Placas De Concreto Permeável Utilizando Escória Bssf

Fonte: iStock

Benefícios

Valorização de resíduo siderúrgico

Economia de materiais e custos

Desempenho técnico superior

       Status: Vigente.

       BR 10 2024 021061 1

TRL 8/9

Maturidade 

Tecnológica

Piloto executado em ambiente pertinente

 

O problema técnico resolvido pela presente invenção atende a dois diferentes campos: siderurgia e construção civil. A indústria siderúrgica, brasileira e mundial, necessita dar vazão à imensa quantidade de escória de aciaria que é gerada durante a produção de aço, especialmente na produção de aço primário. 

Para tal, desenvolveu-se uma placa de concreto permeável para ser utilizada em pavimentação, para tráfego leve e para tráfego de pedestres. Trata-se de uma solução sustentável para valorizar a escória de aciaria,visto que a ideia é utilizá-la no concreto para substituir integralmente os agregados miúdo e graúdo. 

Não foi encontrado no estado da técnica placa de concreto permeável tal como a do presente invento, que é composta apenas de cimento, escória de aciaria, e água, sem necessidade de utilizar aditivos, com resistência mecânica adequada para tráfego leve e para tráfego de pedestres, com permeabilidade adequada, e ainda com resistência à abrasão superior à da placa convencional (com areia e brita). Além disso, foi possível produzir placas de menor espessura do que o usual, ainda com resistência mecânica adequada para tráfego leve. 

A placa desenvolvida na presente invenção traz benefícios econômicos, tais como: (i) não há necessidade de comprar areia e brita, visto que a escória substitui completamente os agregados no concreto; (ii) não é necessário comprar aditivos, que tipicamente são materiais caros; (iii) a placa pode ser de menor espessura, com resistência mecânica adequada para tráfego leve, o que acarreta menor volume de material consumido por placa, e consequentemente menor custo por ser necessário menor quantidade de cimento e água. 

Pessoas Inventoras

Helano Wilson Pimentel

Jeferson Leandro Klug

Antônio Eduardo Bezerra Cabral

Pedro Henrique Nogueira Garcia

Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (85) 3366 9607

E-mail: secdeecc@ufc.br

Contato Dept. (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem