Área do cabeçalho

Complexo de inclusão com potencial antimicrobiano a partir da Rosa de Bengala e Alfa-Ciclodextrina

Fonte: publicdomainpictures

Benefícios

Antimicrobiano

Terapia fotodinâmica

Tratamento de cárie dentária

Baixo custo

       Status: Vigente.

TRL 4/9

Maturidade 

Tecnológica

Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.

 

Na Odontologia, a aplicabilidade da terapia fotodinâmica se expandiu rapidamente, tornando-se um alternativa para o tratamento do câncer de boca, das infecções bacterianas, fúngicas e virais, além de auxiliar no diagnóstico de transformações malignas da cavidade oral. Possui o mecanismo de ação por meio da irradiação da luz em um comprimento de onda determinado, ativando o fotossensibilizador, que sofre transição de um estado de baixa energia ou estado fundamental para um estado de alta energia ou estado tripleto, produzindo espécies reativas de oxigênio, proporcionando uma rápida e seletiva destruição do tecido-alvo.  

A Rosa de Bengala é um haleto derivado da fluoresceína, no qual o uso é como um corante para diagnóstico de várias doenças externas ao olho, além do tratamento de câncer. Como fotossensibilizador pode matar microrganismos, tais como vírus, bactérias e protozoários.  

A presente invenção trata-se da obtenção do complexo de inclusão da alfa-ciclodextrina/rosa de bengala para a aplicação em terapia fotodinâmica visando o controle da cárie dentária modulada por cepas de Streptococcus mutans, uma das principais bactérias envolvidas na etiologia do processo carioso. O encapsulamento do corante rosa de bengala com a alfa-ciclodextrina, através da técnica de spray drying, surge como uma estratégia promissora para ampliar e potencializar as propriedades terapêuticas deste fotossensibilizador.  

Adicionalmente, a proposta contribui com a inovação tecnológica, por meio da obtenção de um bioproduto de baixo custo e capaz de ser uma alternativa viável para o tratamento da cárie dentária. Desta forma, a presente invenção possui uma significativa relevância, uma vez que representa uma estratégia de baixo custo para o desenvolvimento de novos produtos com potencial antimicrobiano.  

Pessoas Inventoras

Tamara Gonçalves Araújo (UFC)

Nágila Maria Pontes Silva Ricardo (UFC)

Francisca Jamila Ricarte Alexandrino (UFC)

Raimundo Rafael de Almeida (UFC)

Débora Hellen Almeida de Brito (UFC)

Ewerton Wagner Santos Caetano (IFCE)

Ito Liberato Barroso Neto (UFC)

Thiago dos Santos Francisco (UVA)

Ramille Araújo Lima (Unichristus)

Valder Nogueira Freire (UFC)

Lidiany Karla Azevedo Rodrigues Gerage (UFC)

Geancarlo Zanatta (UFC)

Raimunda Sâmia Nogueira Brilhante (UFC)

Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais – UFC

    Contato do Laboratório/Departamento:

Fone: (085)3366.9370

Contato LabPIM (link para outro site)

Interessado Nessa Tecnologia?

Entre em contato conosco pelo ufcinova@ufc.br

Envie-nos uma mensagem