Cimento ecoeficiente

Benefícios
Redução da emissão de CO₂
Alta resistência mecânica
Aproveitamento de resíduos industriais
Status: Vigente.

BR 10 2025 010436 9

Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial
A invenção compreende cimentos álcali-ativados à base de resíduo de cerâmica vermelha originado em fábricas produtoras e da construção civil e de escória de aciaria oriunda de usina siderúrgica na rota do forno básico de oxigênio ou Basic Oxygen Furnace (BOF), como precursores (material de partida), e adições de soluções de hidróxido de sódio e silicato de sódio como ativador alcalino.
Essa combinação de materiais precursores e ativadores formam uma pasta que apresenta aspecto fluido ou plástico em estado fresco, que permite ser misturada com material de reforço como fillers, agregados particulares e fibras para formar compostos, como concretos, argamassas e grautes. O processo de endurecimento ocorre em temperatura ambiente e/ou em cura térmica. Após endurecido demonstra resistência mecânica adequada para aplicações em diferentes tipos de produtos, elementos pré-fabricados como blocos de vedação, blocos para pavimentação, blocos decorativos, peças de chapim, meio-fio, e elementros construtivos em geral.
A utilização de resíduo de cerâmica vermelha e a escória de aciaria do tipo BOF para produzir um novo material é uma estratégia sustentável que pode fomentar a economia circular, além disso, por ter características semelhantes ao cimento Portland, a utilização de cimento álcali-ativado à bases de materiais resíduais representa uma significativa redução nas emissões de CO2 e economia de recursos naturais.
Pessoas Inventoras
Heloina Nogueira da Costa
Robson Azevedo Marques Martins
Antônio Eduardo Bezerra Cabral
Campus Crateús – Engenharia Civil
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (88) 3691 9709
E-mail: eng.civil@crateus.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)