Cimento Álcali-ativado A Partir De Resíduos Industriais
Benefícios
Baixo custo de produção
Economia de recursos naturais
Redução nas emissões de CO2
Status: Vigente.
Maturidade
Tecnológica
Validação da tecnologia em ambiente laboratorial.
A invenção consiste na produção de cimentos álcali-ativados (geopolímeros) a partir de resíduos industriais, como as cinzas do carvão mineral e as escórias de aciaria. Esses materiais são utilizados como precursores juntamente com ativadores alcalinos para produzir uma matriz cimentícia com propriedades semelhantes às do cimento Portland.
A produção desse tipo de ligante é benéfica para o meio ambiente, visto que apresenta uma significativa redução nas emissões de CO2, uma vez que a maior parte da matéria-prima utilizada é constituída por resíduos industriais de baixo custo. Além disso, a economia de recursos naturais é outra vantagem importante dessa invenção.
Esses cimentos podem ser utilizados para a produção de diversos materiais de construção, como argamassas, concretos, grautes, blocos de vedação, blocos para pavimentação, blocos decorativos, peças de chapim e meio-fio. Portanto, o desenvolvimento de um cimento a partir de resíduos industriais é uma contribuição significativa para a indústria da construção civil, devido aos benefícios ambientais e econômicos representativos. Além disso, permite a produção de uma variedade de materiais de construção com propriedades mecânicas semelhantes às do cimento Portland.
Pessoas Inventoras
Heloina Nogueira Da Costa
Ricardo Emílio Ferreira Quevedo Nogueira
Antônio Eduardo Bezerra Cabral
Campus Crateús – Engenharia Civil / Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) / Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Contato do Laboratório/Departamento:
Fone: (88)3691-9709
E-mail: eng.civil@crateus.ufc.br
Contato Dept. (link para outro site)